Andav e CropLife Brasil contra mercado ilegal de defensivos! Por Riba Ulisses

Compartilhe:

A CropLife Brasil promoveu nesta semana, em Belo Horizonte (MG), um workshop sobre o Mercado de Agrotóxicos Ilegais.
O principal objetivo é sensibilizar o poder público local para o mercado ilegal de defensivos agrícolas, que cresce e é extremamente prejudicial para o País.
O curso foi dirigido a policiais, agentes de segurança pública e privada, além de autoridades.
A Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (ANDAV) integra o Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil e foi representada pelo coordenador regional em Minas Gerais, Dênis Gimenes.

O Gerente do Comitê de Combate a Produtos Ilegais da CropLife Brasil, Nilto Mendes,  afirmou que há um avanço de ilícitos no Estado, comprovado pelas apreensões realizadas nos últimos anos.

O estudo “O mercado ilegal de defensivos agrícolas no Brasil”, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), aponta que o contrabando de defensivos agrícolas causa um prejuízo de aproximadamente R$ 20 bilhões de reais por ano.
E que 25% de todo o mercado de agroquímicos é composto por produtos contrabandeados, desvio de finalidade de uso, falsificação, importação fraudulenta, roubo ou furto.

A publicação também revela que o combate às práticas ilegais exige atenção urgente do poder público brasileiro, como atualização da legislação do setor, garantindo mais eficiência à Justiça; maior punição a contrabandistas e a todos os demais elos da cadeia ilegal dos agroquímicos, além de estabelecimento de procedimentos mais eficientes de fiscalização e de controle na aplicação dos agroquímicos.

A parceria entre a CropLife Brasil, Andav, Segurança pública e Governo permitiu que as entidades somassem seus esforços para combater os produtos ilegais.
Foi criado um banco de dados das ocorrências de roubo de cargas e, recentemente, passou-se a registrar os produtos roubados para auxiliar na identificação e devolução das mercadorias apreendidas pelas autoridades.

A Croplife Brasil também lançou uma campanha nacional, com apoio da Andav, para melhor informar sobre a dimensão do problema, seus riscos e consequências para toda a sociedade.
Os resultados estão se mostrando positivos.
A conscientização para toda a cadeia do Agro foi o primeiro passo.
Um comitê formado por indústrias, Andav e inpEV discute os temas relacionados aos produtos ilegais, implementa e facilita o acesso a canais para denúncias, e está desenvolvendo um programa de treinamento.

 

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

Leia também

plugins premium WordPress

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.