13 de agosto de 2021

10º Congresso ANDAV DIGITAL – Pesquisa Nacional de Distribuição 2021!

No segundo dia do Congresso Andav 2021 (12/08), o encontro nacional da distribuição no agronegócio, foi marcado pela apresentação da Pesquisa Nacional de Distribuição – o principal estudo de mercado do setor de distribuidores de insumos agropecuários do país.
Realizado pela Associação Nacional dos Distribuidores de Insumos Agrícolas e Veterinários (Andav) e organizado pela Markestrat Agribusiness, o levantamento traz um panorama do segmento em território nacional e destaca os principais resultados ao longo do ano em questão.

“Chegamos à sexta edição desta pesquisa: o estudo foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro meses e teve participação recorde, com 84% de adesão dos nossos associados, que já totalizam quase 2 mil empresas pelo Brasil”, disse o presidente executivo da Andav, Paulo Tiburcio, durante participação no evento, promovido pela Andav, em parceria com a Zest Eventos.

RESULTADOS
A pesquisa, dividida em nove macrotemas, faz uma análise robusta deste segmento de mercado e do perfil das companhias associadas à Andav, levando em consideração, por exemplo, o tipo de governança que exercem. “Trago aqui um resultado resumido, que aponta que a governança corporativa responde por 51,5% dos participantes, enquanto a governança familiar representa 48,5%”, pontuou.

Ainda neste sentido, o estudo mostra que mais da metade dos distribuidores associados pretendem abrir novas filiais nos próximos três anos, totalizando uma expectativa de abertura de 781 lojas.
“Percebemos que 78,5% dos respondentes possuem planejamento estratégico, com objetivos definidos.
Outros 62,7% possuem um plano de expansão estruturado e 57,9% pretendem abrir novas filiais nos próximos três anos”, afirmou. Com isso, a perspectiva é que se mantenha o crescimento na oferta de empregos, que segundo o levantamento, registrou um aumento de 11% na contratação de profissionais.

Quanto ao perfil dos colaboradores, o levantamento indica uma prevalência de 62,6% de homens no quadro de funcionários das empresas entrevistadas, e o número de profissionais mulheres gira em torno de 22,7%.

TECNOLOGIA
Outro aspecto analisado envolve os processos e as ferramentas tecnológicas empregadas pelos distribuidores. “Entre os sistemas que utilizam, destacam-se a gestão de estoque sistematizada, acompanhamentos frequentes de indicadores financeiros, controle de entregas (logística de distribuição), políticas de concessão de crédito formalizadas, fluxos de caixa projetados, entre outros”, informou Tiburcio.

A pesquisa levanta quais serviços e soluções as empresas pretendem implantar nos negócios nos próximos três anos. Entre eles, estão a agricultura digital (18,1% dos respondentes afirmaram a intenção de apostar neste sentido), a adoção de novos produtos e serviços de vendas e relacionamento (13,4% dos associados), a entrada para o universo das vendas online, como e-commerce e marketplaces (7,4% das empresas), entre outros.

EXPECTATIVAS
De acordo com a pesquisa, grande parte dos associados da Andav acreditam em um crescimento significativo do setor de distribuidores de insumos agropecuários nos próximos anos.
“Quanto às expectativas de desempenho sobre o mercado agropecuário, em suas regiões, nos próximos três anos, os associados indicaram estar otimistas”, destacou Tiburcio.
Entre as empresas pesquisadas, 27,7% preveem alto crescimento do volume de negócios no segmento apenas em 2022, enquanto 42,4% delas apostam em uma expansão média.
“Agora, com essas informações em mãos, seguiremos trabalhando continuamente para melhorar ainda mais o dia a dia dos nossos associados dentro da agricultura brasileira”, complementou. “Quero lembrar a todos que, em 2022, o Congresso Andav estará de volta ao formato presencial, de 17 a 19 de agosto.
Esperamos vocês para continuar levando muito conteúdo e ferramentas em prol do setor agropecuário brasileiro”, finalizou o presidente executivo da Andav, Paulo Tiburcio.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.