“História que impulsiona o amanhã” é o tema que irá pautar a comunicação do Agroleite 2025, que acontecerá nos dias 5 a 8 de agosto, em Castro (PR), a Capital Nacional do Leite. A feira, que iniciou pequena em 2001 no Parque Municipal Dario Macedo, com cerca de 10 empresas, hoje é reconhecida como a vitrine da cadeia do leite da América Latina. Em coletiva de imprensa, realizada na manhã de terça-feira (15/04), a Cooperativa Castrolanda, organizadora do evento, apresentou o tema deste ano e anunciou investimentos na ordem de R$ 12 milhões para o Castrolanda Expo Center, espaço onde ocorre a exposição. Para este ano, o evento espera receber 160 mil pessoas e promover mais de R$ 500 milhões em negócios.
Na oportunidade, o presidente da Castrolanda, Willem Bouwman, o vice-presidente, Armando Carvalho e o gerente do Castrolanda Expo Center, Gustavo Viganó, receberam veículos de comunicação da região dos Campos Gerais e apresentaram as novidades para a 25ª edição.
O presidente lembrou do conhecimento adquirido nos anos anteriores do Agroleite e reforçou a importância de olhar para o futuro da cadeia leiteira. “O tema deste ano vem com o mote de você conseguir planejar o futuro, mas traz a importância de você conhecer o passado. E essa experiência adquirida pela Castrolanda ao longo do tempo é uma maneira de conduzir os negócios e trazer os parceiros, produtores e a mídia para junto de nós. Com esse conhecimento nós podemos impulsionar o futuro e o que imaginamos para a cadeia do leite. Enquanto cooperativa temos preocupações em buscarmos oportunidades para que o produtor possa alcançar os melhores resultados”, destacou Willem.
O gerente do Agroleite, Gustavo Viganó, comenta que essa edição tem o diferencial de marcar a passagem temporal desses 25 anos, comemorar o que foi construído até aqui e celebrar as conquistas que estão chegando. “É uma campanha em que brindamos a história, os aprendizados e as conquistas desse período, com a certeza de que é a base construída nesses 25 anos e a credibilidade que conquistamos ao longo dos anos que irão impulsionar o avanço do evento Agroleite e agora do Parque Tecnológico Agroleite”, destaca o gestor.
Armando Carvalho, que também é produtor de leite, comenta que a Castrolanda sempre apoiou o desenvolvimento da produção leiteira, o que tornou Castro uma referência em todo o país. “Somos referência em produtividade, sistema de produção e segurança alimentar. As nossas propriedades zelam por valores e a cooperativa sempre nos deu esse incentivo. Para nós produtores isso é um orgulho e cooperar faz parte desse sistema”.
Selo comemorativo – A supervisora de Comunicação e Marketing da Castrolanda, Claudia Geisler, explica que, além do mote, a peça principal da campanha contempla um selo comemorativo dos 25 anos. O selo traz um copo de leite no centro do número 25 em reconhecimento ao leite e à força da cadeia leiteira desenvolvida na região de Castro, uma referência para o Brasil e outros países.
A campanha ainda traz como elemento um splash de leite na cor prata em alusão a tradicional “Bodas de Prata” que traz a atmosfera de celebração para a campanha e o simbolismo desse momento especial para o Agroleite. “Além das bodas, a cor prata é associada ao moderno, às novas tecnologias e à inovação. A utilização desse elemento nesta cor associa a campanha ao momento que o Agroleite vivencia diante dos avanços do Parque Tecnológico, um ambiente voltado ao desenvolvimento de novas tecnologias e inovações para a cadeia do leite e o agronegócio”, relata a supervisora.
Investimentos de R$ 12 milhões – Ainda durante a coletiva, a Castrolanda anunciou que irá investir mais R$ 12 milhões no Castrolanda Expo Center neste ano. Os recursos serão aplicados na construção de 14 casas e sobrados que serão sede de empresas parceiras do Agroleite e do Parque Tecnológico, além de uma nova sede para a organização do evento e um pavilhão que irá centralizar as palestras. As construções serão entregues em julho de 2025.
Ao todo serão construídas duas casas no prolongamento da praça central e 12 sobrados, sendo oito deles de frente para os sobrados já existentes, quatro para cada lado do parque, e os demais na avenida de frente para o local onde é instalada a Arena Agroleite.
Já a sede nova da organização e o pavilhão de palestras serão instalados na lateral da Arena Agroleite, o coração do evento. Com o montante de 2025, a Castrolanda ultrapassou R$ 40 milhões de investimentos no Castrolanda Expo Center desde 2011. Nos anos de 2023 e 2024 a cooperativa investiu principalmente na expansão do parque para a criação da área de exposição de máquinas e na abertura do novo acesso pela PR-340.
“É um investimento bastante robusto para o Castrolanda Expo Center para melhorar a nossa infraestrutura, aproximar os parceiros de negócios e trazer um conforto maior para quem visitar o Agroleite. Esse ano buscamos parceiros que pudessem contribuir de forma estratégica com o projeto do Parque Tecnológico e esse objetivo vai de encontro com o Planejamento Estratégico da cooperativa que é trazer soluções inovadoras para a cadeia do leite para que a gente busque maior competividade”, explica Gustavo.
Troféu Agroleite terá fase preliminar – O regulamento do Troféu Agroleite, o Oscar da pecuária leiteira nacional, também trará novidades na edição 2025. A premiação terá mudanças com relação ao número de categorias e processo de votação. As categorias premiadas passarão de 15 para 16. São elas: Genética, Saúde Animal, Bem- estar, Nutrição, Sementes, Ordenha, Refrigeração, Embalagens, Associação de Produtor, Tratores, Implementos agrícolas, Fazenda Referência, Agente financeiro, Laticínio, Pesquisa e Desenvolvimento e Mídia.
A diferença para os anos anteriores está na retirada da categoria de personalidade do ano, divisão das categorias ordenha, refrigeração, tratores e implementos agrícolas, que antes estavam aglutinadas em duas categorias, e alteração da nomenclatura da categoria Produtor de Leite para Fazenda Referência.
Quanto ao processo de votação, ele será dividido em três fases: indicações, votação popular e classificação do resultado. Na fase de indicações, uma comissão, formada por cerca de 30 pessoas, entre membros da Castrolanda e entidades convidadas que tem relação com a cadeia do leite, votam via link nas três empresas que mais se destacam em cada categoria. Dessas indicações será extraída a lista que irá para votação popular e que deverá ter no máximo 15 nomes e o mínimo de três para cada categoria.
Na última fase, a de classificação, serão somadas as pontuações obtidas nas duas fases anteriores. O anúncio dos três finalistas por categoria acontecerá nas redes sociais do evento em 01 de julho de 2025 e os vencedores só serão conhecidos na cerimônia de premiação, que acontecerá na noite da quarta-feira, dia 06 de agosto, no Memorial da Imigração Holandesa.
A votação popular que antes era realizada via site, agora será apenas pelo App Meu Agroleite. Cada dispositivo poderá votar uma única vez, após cadastro do nome e CPF do votante. O novo regulamento será disponibilizado no site do Agroleite nesta quarta-feira, dia 16 de abril.
Acesso pavimentado – A Avenida do Leite, principal acesso do Agroleite, estará com a pavimentação renovada para edição 2025. O trecho de quase quatro quilômetros da Avenida Marly Rolim, entre a PR-340 e a ponte sobre o Rio Maracanã, passa em frente do Castrolanda Expo Center e do Parque Dario Macedo e trará mais comodidade aos visitantes do evento.
O Governo do Estado destinou para a obra cerca de R$ 9 milhões, advindos da Secretaria de Estado das Cidades, cujo principal benefício será o alargamento da via e o asfaltamento da antiga estrada do Colégio Agrícola, que até então era estrada de chão.
Contorno Norte – O Contorno Norte de Castro, cuja inauguração está prevista para acontecer antes do Agroleite 2025, deve facilitar o acesso dos visitantes que vêm do município de Piraí do Sul, pois a ligação permitirá acesso até a Castrolanda. O Contorno Norte de Castro fará uma nova ligação entre a PR-090 com a PR-151, com extensão de 15,6 km. A obra inclui ainda duas rotatórias: uma no entroncamento com a PR-090 e outra com a estrada de acesso ao bairro Castrolanda. O investimento é de R$ 113 milhões com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná.