Em 2024, o projeto setorial desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, com o objetivo de fomentar o comércio internacional de genética zebuína e produtos da cadeia produtiva, registrou crescimentos expressivos em negócios e número de empresas parceiras.
A equipe do Departamento Internacional da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) recebeu, na tarde desta terça-feira (21/01), as empresas participantes do Brazilian Cattle, projeto setorial desenvolvido em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), para o Encontro BC, um evento de boas-vindas ao novo ano e apresentação dos resultados obtidos em 2024. O encontro, realizado no Salão Internacional, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG), contou com a participação presencial de 19 empresas parceiras do Brazilian Cattle, além de 46 parceiros que marcaram presença de forma on-line.
A ABCZ foi representada pelo Presidente Gabriel Garcia Cid, o Diretor de Relações Internacionais, Bento Abreu Sodré Mineiro, o Superintendente Geral, Moacir Sgarioni, o Gerente do Departamento Internacional, Juan Lebrón, o Gerente Comercial e de Exposições, Rodrigo Abdanur, a Supervisora de Relações Internacionais da ABCZ, Raquel Dal Secco Borges, além de outros membros da equipe do departamento. O gerente de Projetos Setoriais da ApexBrasil, Anderson Dib, também participou.
Pensado com o objetivo de disseminar o Zebu mundo afora e contribuir para a abertura de mercados internacionais para a exportação de genética das raças zebuínas, o Brazilian Cattle é executado por meio de um convênio firmado entre a ABCZ e a ApexBrasil. O Encontro BC teve a sua programação dividida em três partes: a apresentação dos resultados referentes ao ano de 2024; o cronograma das principais ações para este ano; e um brainstorming para a sugestão de potenciais novidades para o convênio, que deverá ser renovado já em 2025, dando início a um novo ciclo de trabalho.
“O nosso grande desafio com o Brazilian Cattle, semelhante ao que acontece no nosso setor de registros genealógicos e com o PMGZ, é continuar melhorando cada vez mais o serviço prestado pela ABCZ aos seus associados. Na nossa gestão, tem sido prioridade acompanhar os números de cada departamento para que todas as decisões sejam tomadas com base em informações”, explica Gabriel Garcia Cid.
“Sabemos da importância da parceria com a ApexBrasil e do projeto para levarmos a nossa genética para cada vez mais mercados, e os resultados têm sido muito positivos, mostrando que esse objetivo está sendo cumprido”, comemora.
Em 2023 e 2024, o trabalho exercido pelas equipes envolvidas no Brazilian Cattle resultou em 37 pedidos de abertura de mercado – cinco destes já aceitos, e outros 30 em andamento. Do total de 167 demandas recebidas de empresas do Brazilian Cattle, 95 já foram resolvidas, e a equipe recebeu cinco missões internacionais para habilitação de empresas para exportação.
O número de parceiros também cresceu: de 56 parceiros em representação em sete estados brasileiros, o Brazilian Cattle agora soma 123 parceiros, com representação em 13 estados. “Tivemos muitas conquistas em 2024 e queremos continuar melhorando o trabalho que desenvolvemos com essa grande equipe”, aponta Raquel Dal Secco Borges.
“Registramos um crescimento expressivo, principalmente, no volume de negócios. É cada vez mais claro que os trópicos serão a grande fonte de alimentos para o mundo – o Brasil já desempenha esse papel, e seremos também referência em tecnologia para cumprir essa meta”, detalha Bento Mineiro.
“É o maior número de empresas participantes que já tivemos desde o início da parceria. A cada ano, a equipe se mostra comprometida em fazer o melhor para que obtenhamos o melhor resultado em termos de negócios e exportações. E já estamos engajados na renovação do convênio do Brazilian Cattle, para que ele entre em execução assim que o ciclo atual se encerre”, finaliza Anderson Dib.