Eventoreúne mulheres que atuam no campo para reconhecer e motivar a presença femininano agronegócio nacional

Compartilhe:

Promovidopela Nestlé, evento “Juntas em campo” reúne mais de 200 mulheres envolvidas naprodução rural e de diversos perfis para um dia de conteúdos sobre temasligados ao cotidiano do campo; mulheres já são responsáveis por quase metade darenda familiar no campo (42,4%)

Segundo o último censo do IBGE, as mulheres sãoresponsáveis por quase metade da renda familiar no campo (42,4%). O valor já ésuperior ao das mulheres chefes de família que vivem nas cidades (40,7%). Além disso, pesquisa realizado pela Fran6 Pesquisa,  pela Associação Brasileira do Agronegócio(Abag) e pela PwC sobre o perfil da mulher do agronegócio, com entrevista a 301gestoras rurais entre novembro de 2015 e abril de 2016, revelou que 57% dasentrevistas participam ativamente de sindicatos e associações rurais, 60%possuem curso superior completo, 69% acessam a internet todos os dias, 88% seconsideram independentes financeiramente, sendo que 14% contribuem mais em casaque o parceiro. Para dar voz e oportunidades a esse público, a Nestlé,que mantém diversos projetos e iniciativas em parceria com produtores rurais daregião, realizou, no último sábado (26/8), na região do Alto Paranaíba (MG), umdia de campo para mulheres que atuam na área do agronegócio.

O evento “Juntas em campo” reuniucerca de 200 mulheres – entre produtoras rurais de todos os portes,veterinárias, agrônomas e trabalhadoras rurais – com o objetivo criar um espaçode troca de experiências para fortalecer a atuação delas. Isso porque, apesar daparticipação cada vez maior e de estarem mais preparadas para gerir a produçãorural, a pesquisa da Abag também mostra que 67% das mulheres do agro não veemigualdade no espaço e tratamento dado a elas e aos homens. O estudo revelatambém que 71% das participantes já teve problemas ao exercer liderança nocampo.

A programação do evento, realizadaem uma fazenda de Carmo do Paranaíba, contou com palestras, bate-papo ediscussões sobre temas ligados à vivência dessas mulheres, como bem-estaranimal e sustentabilidade. Entre as palestrantes estava a atriz Bruna Lombardi,que participou de um bate-papo para contar sobre sua trajetória inspiradoracomo mulher de sucesso. Além dela, também palestraram Marlene Kaiut, produtorade leite que assumiu a fazenda da família e enfrentou diversos preconceitos,Lívia Magalhães, que apresenta conceitos de bem-estar animal, e Silvia Porto,proprietária da fazenda que receberá o evento e líder do projeto Sítio do CedroSustentável. O Bate-Papo Mulheres Fortes também reuniu especialistas erepresentantes do setor.

“Apesar de já responderem poruma parcela importante do agronegócio nacional e de, serem, muitas vezes, maiscapacitadas e preparadas, as mulheres que atuam no campo ainda enfrentam muitospreconceitos e, na maioria dos casos, não têm voz nas decisões que envolvem osetor. Empoderar essas mulheres, dando visibilidade e um espaço para que elaspossam, juntas, construir e pensar novas possibilidade e oportunidades paraatuar no campo é essencial. É isso que buscamos com essa primeira edição doJuntas em campo”, afirma Taissara Martins, agrônoma e gerente deDesenvolvimento de Qualidade e Fornecedores da Nestlé Brasil.

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.