O membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Claudio Spadotto, gerente-geral da Embrapa Gestão Territorial, foi convidado para compor o Conselho Editorial (Editorial Board, em inglês) da importante revista científica internacional “Journal of Environmental Science and Health” (http://www.tandfonline.com/
A revista publica artigos de pesquisa originais sobre pesticidas, contaminantes de alimentos e resíduos agrícolas e está listada no índice Thomson Reuters ISI. Resultados de estudos científicos sobre químicos no ambiente e nos alimentos e sobre seus efeitos são disponibilizados periodicamente. Além disso, abrange o desenvolvimento de métodos integrados de controle de pragas e vários aspectos dos resíduos agrícolas, incluindo tratamento e eliminação.
“Minha atuação profissional vem há anos sendo pautada pelas questões ambientais na agricultura e sua sustentabilidade. Assim, sinto-me honrado em poder contribuir nesse distinto Conselho Editorial, que tem renomados pesquisadores científicos de vários países”, afirma Spadotto.
Sobre o CCAS
O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.
O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.
Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.
A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://