A multinacional americana Bunge anunciou ontem a venda de 50% de dois de seus ativos de logística no Pará para a brasileira Amaggi. O negócio envolve uma estação de transbordo em Miritituba e um terminal portuário em Barcarena. O valor da operação, que ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), não foi divulgado.
A transação amplia a parceria iniciada em 2014, quando as duas companhias formaram a joint venture Unitapajós (Navegações Unidas Tapajós), que opera na hidrovia Tapajós-Amazonas, importante corredor de escoamento de grãos no Norte do país. Com atuação conjunta antes restrita à navegação, agora Bunge e Amaggi terão uma “gestão compartilhada de todas as ações locais”, destacaram as empresas, em comunicado.
“Esta operação está totalmente alinhada com a estratégia da Bunge de otimizar seus ativos e buscar parcerias estratégicas para capturar oportunidades de crescimento, contribuindo para o sucesso do negócio”, afirmou Raul Padilla, presidente e CEO da Bunge Brasil, na nota.
Com aporte inicial de R$ 300 milhões, a Unitapajós tem uma frota de 90 barcaças e capacidade de movimentação anual de 3,5 milhões de toneladas de grãos.
“Para a Amaggi, após dois anos de operação da Unitapajós, esse novo passo fortalece nossa presença naquela região, em conformidade com o plano de crescimento estratégico da companhia, mas também contribui para o incremento de uma rota logística fundamental ao desenvolvimento do país”, disse Waldemir Loto, presidente-executivo da Amaggi, no mesmo comunicado divulgado ontem.
Fonte: Valor | Por Mariana Caetano