Programa é destinado para raças de corte
A Alta apresenta ao mercado o ConceptPlus – um programa exclusivo de fertilidade do sêmen da companhia que identifica os touros com melhor fertilidade no campo em programas de IATF (inseminação artificial em tempo fixo). O projeto que ocorre nos Estados Unidos desde 2001 para as raças leiteiras, no Brasil é destinado ao corte e ajuda os pecuaristas a aumentar a produtividade das fazendas.
“Divulgamos os touros com desempenho acima da média e que passam a ser classificados como touros ConceptPlus. Já os animais próximos da média não são nomeados, mas ainda assim continuam na bateria daAlta. Já os touros de baixa fertilidade são excluídos automaticamente”, explica Manoel Francisco de Sá Filho, Gerente de Programas Especiais Corte da Alta.
O programa é dividido em três etapas: a primeira é a coleta de informações. “Neste último ano recebemos dados de 75 colaboradores de 13 estados que utilizam sêmen da Alta e retornam com os resultados sobre as taxas de prenhez”, afirma o Gerente. Em 2015 a companhia recebeu 451 mil informações sendo que 60% delas vieram dos principais estados produtores de carne: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
A partir dessas informações, os dados passam por um filtro de qualidade e vão para uma análise bioestatística. Segundo Manoel, existem inúmeros fatores que alteram e afetam o sucesso gestacional, por exemplo, estado nutricional da fêmea, fazenda em que reside, inseminador, categoria animal, entre outros. “Dentro desses fatores, o programa de bioestatística consegue ajustar a prenhez do touro e faz um contraponto sobre tudo aquilo que pode atrapalhar. O fato do ConceptPlus isolar a contribuição do touro na determinação da prenhez é o grande diferencial do programa”, detalha.
A terceira fase é identificar e divulgar os touros acima da média. “Essas informações ajudam o produtor a garantir a rentabilidade dos negócios porque ele investe no reprodutor com maior fertilidade”, destaca Manoel e explica que no mercado de inseminação artificial em tempo fixo ainda há muita especulação. “Temos que ter respostas exatas sobre a variação da concepção dos touros porque isto afeta diretamente a rentabilidade do sistema produtivo”.
Depois das três fases, a companhia realiza o evento: Workshop de Inseminação Artificial em Tempo Fixo, dividido em duas etapas, sendo uma em Uberaba e outra no Rio Grande do Sul, uma vez por ano. “Os participantes tem a vantagem de saberem em primeira mão quem são os melhores touros. Eles têm até trinta dias de antecipação para as aquisições. Depois as informações são apresentadas para todo o mercado de corte”, finaliza.
Os interessados podem obter mais informações sobre o Concept Plus no website da empresa: www.altagenetics.com.br.
Sobre a Alta Genetics
A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 90 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária. Mais informações no website: http://www.altagenetics.com.br