20 de novembro de 2021

Sescoop/PR deve encerrar o ano com mais de 125 mil horas/aula

A edição de novembro da Revista Paraná Cooperativo destaca as ações de educação promovidas pelo sistema cooperativista do Paraná. A expectativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR) é encerrar o ano de 2021 com 8.804 eventos realiza­dos em diversos campos do conhe­cimento. São ações centralizadas, ou seja, organizadas e executadas pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR, e descentralizadas, em que a cooperativa solicita re­cursos, executa e presta contas ao Sescoop/PR.

“A expectativa é fechar o ano com 125.991 horas/aula e 183.833 participações, tanto do público interno das cooperativas quanto externo, cooperados e fa­miliares, e, pensando no coopera­tivismo do amanhã, estudantes”, esclareceu o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche.

Os projetos viabilizados com o apoio do Sistema S das coope­rativas têm como linha de atu­ação a formação profissional, aprendizagem e disseminação do cooperativismo (promoção social), sendo que nessa última categoria destacam-se programas como o Cooperjovem, voltado a crianças e adolescentes, o Jovemcoop, para filhos de cooperados, e o Cooper Líder Feminino, para cooperadas, esposas e filhas de cooperados. Na área de profissionalização, há desde formações específicas, a exemplo do Curso de Formação de Conselheiros, a cursos técnicos, graduação, pós-graduação, mes­trado e doutorado. Além disso, há projetos formatados especialmente para ajudar as cooperativas em te­mas da atualidade, como inovação, compliance, gestão estratégica e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“A educação e a cooperação precisam caminhar juntas. Temos que ensinar a cooperar, e cooperar para ensinar”, afirmou o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken. Segundo ele, cientes dessa necessidade, o Sistema Ocepar e as cooperativas paranaenses trabalham em duas frentes. “Na educação cooperativa, em que a finalidade é disse­minar os conceitos da cooperação para a comunida­de; e na educação cooperativista, em que o foco são formações que se relacionem com as atividades das cooperativas, visando a profissionalização do setor e o seu desenvolvimento”, explicou.

“O cooperativismo amplia as possibilidades de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade aos cooperados e comunidades”, disse Solange Pinzon de Carvalho Martins, presidente do Conselho de Administração do Sicoob Unicoob Meridional. No comando da cooperativa, sediada em Toledo, Oeste do Paraná, desde 2015, a líder concedeu entrevista à revista e falou sobre o crescimento do protagonismo feminino, as iniciativas educacionais do Sicoob, a difusão do coope­rativismo entre as crianças, o cenário econômico e as pers­pectivas para o ano de 2022, além das lições deixadas pela pandemia.

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