Abiove confirma safra recorde de soja, de 170,3 milhões e toneladas

Compartilhe:

A beautiful dramatic cloudscape over a cultivated agricultural field in Uruguay, Juan Lacaze, Colonia

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) divulgou as projeções para o Complexo da Soja em 2025. Os dados confirmam a perspectiva de recorde para o setor e vieram acompanhados de resultados positivos no desempenho mensal. As estimativas para o ano permanecem em patamares elevados. A produção de soja deve atingir 170,3 milhões de toneladas, enquanto o esmagamento está projetado em 58,5 milhões de toneladas, avanço de 0,7%. A produção de farelo e óleo de soja deve somar, respectivamente, 45,1 milhões e 11,7 milhões de toneladas, aumento de 0,7% e 0,4%.

Segundo Daniel Furlan Amaral, diretor de Economia e Assuntos Regulatórios da Abiove, o crescimento no esmagamento mostra que a indústria mantém um ritmo consistente, sustentado pela demanda de farelo e pelas exportações, além do aumento do consumo interno de óleo para biodiesel. “O avanço do B15 reforça o papel do biodiesel como um dos principais motores da cadeia e consolida o produto como o biocombustível mais eficiente e sustentável disponível no mundo”, destaca.

No cenário externo, as perspectivas continuam positivas. O Brasil deve exportar 109,5 milhões de toneladas de soja em grãos. As vendas externas de farelo devem se manter em 23,6 milhões de toneladas, assim como as de óleo de soja, prevista em 1,35 milhão de toneladas. Já as importações de óleo de soja estão estimadas em 100 mil toneladas, enquanto as de soja devem avançar 800 mil toneladas, para complementar a oferta no mercado interno.

Em julho, o processamento somou 4,7 milhões de toneladas, alta de 3,4% frente a junho. Na comparação com julho de 2024, o aumento foi de 6,1%, quando ajustado pelo percentual amostral. No acumulado do ano, o processamento atingiu 30,6 milhões de toneladas, crescimento de 6,1% em relação ao mesmo período do ano anterior.

plugins premium WordPress