Projeto criado pela Castrolanda há quatro décadas desperta em crianças de 6 a 16 anos o interesse pela atividade leiteira
A sucessão familiar nas propriedades leiteiras é um tema que a Castrolanda, sediada em Castro (PR), leva muito a sério e há bastante tempo. A Área de Negócios Leite da cooperativa desenvolve, há mais de 40 anos, o Clube de Bezerras, projeto que incentiva crianças e jovens a participarem da atividade leiteira. O foco do projeto é exatamente estimular a sucessão familiar nas propriedades.
O lançamento da edição 2022 do Clube foi feito na primeira quinzena de março, na Cidade do Leite, em Castro. No encontro, as crianças e jovens conheceram um pouco mais sobre o Clube e as mudanças para este ano, ouviram relatos de cooperados que já fizeram parte do projeto, participaram de uma gincana educativa sobre produção de leite com empresas parceiras da cooperativa e tiveram contato com as bezerras.
O cooperado e membro do Comitê de Bovinocultores da Castrolanda Reynold Groenwold participou do Clube antes de se tornar produtor e reforçou o aprendizado que o projeto proporciona às crianças. “Eu comecei desde novo na fazenda, sempre estive no meio dos animais. A atividade leiteira atravessa gerações e a gente tenta dar esse apoio para as crianças para que elas saibam como é produzido o leite e todo o esforço dos produtores. A Castrolanda é referência Brasil afora e, com esse projeto, incentiva os futuros bovinocultores ou até mesmo os futuros técnicos”, afirma Groenwold.
Reformulação – As novidades do Clube de Bezerras para este ano são o aumento da faixa etária, que agora vai de 6 a 16 anos. São quatro categorias: Mirim (6, 7 e 8 anos), Infantojuvenil (9, 10 e 11 anos), Junior (12, 13 e 14 anos) e Sênior (15 e 16 anos). Foram criadas duas modalidades de apresentação de animais: Prata, que possibilita a apresentação do animal somente na propriedade, e a Ouro, para exibição também na pista de julgamento do Agroleite. Outra novidade do programa é a abertura para inscrições de filhos de colaboradores da cooperativa e das propriedades e de famílias da comunidade.
A analista técnica da Área de Negócios Leite da Castrolanda, Cibelli Neufeldt, conta que a adesão ao projeto está sendo maior em 2022. “Nós nunca tivemos tantas crianças como esse ano. Eu acredito que é em virtude da reformulação. Além de aumentarmos a faixa etária, com a possibilidade de apresentar na propriedade, também reconhecemos o esforço das demais crianças que acabam não participando na pista de julgamento. Nossa reformulação completa será lançada oficialmente no Agroleite 2022 com ainda mais novidades”.
O gerente executivo de Negócios Leite, Eduardo Ribas, explica que o Clube de Bezerras vai de encontro com o slogan da área para este ano: ‘O Melhor Leite do Mundo’. “Nós falamos muito para as nossas crianças que o leite é bom, tem proteína e energia e auxilia no crescimento. Mas, quando somos adultos, vemos que o leite dá emprego, ajuda as pessoas e movimenta a economia. Então, a reformulação do Clube é para incluir cada vez mais crianças e para que todas elas conheçam esse ciclo do leite”.
Para o coordenador da Assistência Técnica da área, Marcos Koch, o desafio é proporcionar às crianças um evento com algo que faz parte da rotina da propriedade, que é a criação das bezerras. “As crianças se sensibilizam bastante com os animais e nós vemos isso de uma forma muito positiva. Com a reformulação, o nosso principal objetivo é fazer com que toda a sociedade conheça um pouco mais sobre a atividade leiteira e que tenha uma valorização maior sobre como são produzidos os alimentos no Brasil, em especial, o leite, um alimento tão importante para a vida das crianças.”
Após o lançamento, o Clube entra na etapa das visitas nas propriedades para acompanhamento do cuidado das crianças com os animais. A apresentação final ocorrerá durante a programação do Agroleite, que ocorrerá de 16 a 20 de agosto de 2022.