Revenda agropecuária de Uberaba (MG) mostra como atender com sucesso o comércio e se manter bem posicionada junto da comunidade.
A loja evoluiu a partir de uma pequena sala comercial que servia de depósito de ração e sal mineral para um shopping de produtos agropecuários com duas unidades no município do Triângulo Mineiro. A revenda é uma das mais completas e agradáveis da cidade e nela entram clientes que procuram itens para os seus pets domésticos até aqueles que precisam de grandes volumes de insumos para atender às necessidades dos animais de produção em granjas e fazendas. O clima da matriz, em todos os pontos da loja, é sempre de encontro de amigos e de negócios. “A loja foi fundada em 1985 e o meu pai (o empreendedor Alcides Oliveira), que era da equipe de representantes de uma grande indústria, sempre priorizou o atendimento personalizado e de qualidade para fidelizar os clientes. Esse contato próximo gera vínculos. Surgem pontos em comum e laços que podem se voltar à cooperação comercial, pessoal ou social”, conta o administrador Túlio Barbosa Borges de Oliveira.
A Renutre organiza e patrocina diversos eventos de negócios, de entretenimento e educativos que fomentam ações em prol de entidades beneficentes, institutos e ONGs. “Um exemplo são as “Cãominhadas”, em que a gente reúne centenas de pessoas com seus pets e criamos oportunidades para serem divulgados conceitos de bem-estar animal e posse responsável”, diz Túlio.
O espaço da Renutre ocupa quase meia quadra ao lado do Parque Fernando Costa, onde são realizados os maiores eventos de gado zebu do Brasil. E é dividido em diversos setores, onde são armazenados e acondicionados cerca de cinco mil itens. O portfólio contempla medicamentos, vacinas, rações, insumos, sementes, ferramentas, materiais, utensílios, acessórios, equipamentos, selaria, animais e serviços. “Os setores que tornam a loja mais completa são a clínica, que tem espaço para serviços de petshop e veterinário, e a área com produtos artesanais, manufaturados e fora de série, que é o xodó do meu pai”, conta o administrador.
Túlio Barbosa Borges de Oliveira comanda uma equipe de 18 colaboradores na Renutre e se orgulha de proporcionar treinamentos sistemáticos e de a maioria estar em nível superior nos estudos. Os 27 anos de idade e a juventude não refletem a experiência do rapaz que já tem mais de uma década vivida dentro da loja. “Eu já fiz de tudo aqui. Entregava mercadorias, tirava pedidos por telefone, ficava no balcão, no estoque e ajudava a fechar as contas no escritório junto com a minha mãe. Fiquei um período de dois anos passando por todos os setores, ao lado dos funcionários mais experientes. Eu não sabia, mas aquilo já era o processo de sucessão sendo executado”, lembra. Com formação em Administração de Empresas e foco em marketing, os novos projetos de expansão e evolução da Renutre envolvem comercialização e atuação mais intensa em plataformas digitais, sempre com o aval e a benção do pai, que hoje é o principal mentor e consultor do negócio.