9 de março de 2021

Plano Nacional de Fertilizantes. É bom? Por Riba Ulisses

Foi realizada nesta terça-feira, dia 9 de março, a primeira reunião do Grupo de Trabalho Interministerial (GTI) encarregado pela elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes.
O grupo terá encontros a cada 15 dias.
A Ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), reforçou que os fertilizantes são insumos estratégicos para a agricultura brasileira e disse que o Brasil precisa ter uma produção mínima para garantir a segurança nacional e a segurança alimentar.

O GTI é formado por representantes da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Casa Civil e do MAPA, ministérios da Economia, Infraestrutura, Minas e Energia, Meio Ambiente e Ciência, Tecnologia e Inovações.
Também integram o GTI a Embrapa, o Gabinete de Segurança Institucional e a Advocacia-Geral da União.
A secretaria executiva ficará a cargo da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos.

O objetivo do plano é tornar o país protagonista em inovação tecnológica em nutrição de plantas de forma sustentável, expandir a produção e oferta de fertilizantes nacionais e reduzir a dependência de produtos importados.
O grupo GTI deverá entregar o Plano Nacional de Fertilizantes ao Secretário Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em quatro meses.

O Radar Agro acha melhor o Governo Federal ter bom senso e equilíbrio.
Boas ideias são sempre bem vindas.
Desde que respeitem as normas tradicionais de mercado, oferta e demanda, ciclos de preços, liberdade econômica, ação empresarial livre.

O ideal era o governo ficar de fora.
E cuidar de Saúde, Educação e Estrutura Logística.
Mas, se quer ajudar, ótimo.
Desde que ajude, mesmo!!!

 

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.