2 de março de 2021

Desafio PMA Frutas-Legumes-Verduras! Por Riba Ulisses

A Produce Marketing Association é uma associação global de produtos agrícolas frescos e flores, fundada em 1949.
Com a missão de conectar os interesses das cadeias produtivas de frutas, flores, legumes e verduras.
São 3 mil empresas associadas, 40 mil compradores e fornecedores, em 40 países de seis continentes.
No Brasil, são 96 associados, entre produtores, distribuidores, fornecedores de produtos/serviços e varejistas.

A PMA te um desafio no Brasil.
Conseguir que o brasileiro coma no mínimo 400 gramas de frutas, legumes e verduras por dia.

O objetivo foi o tema principal do primeiro PMA Talks Brasil de 2021, que  reuniu em fevereiro três profissionais.
Fernanda Dalben, diretora de Marketing da Rede Dalben de supermercados e VP do Popai Brasil.
Eduardo Carmagnani, sócio na empresa Bridge-and-us.
E Maju Benassi, Co-CEO da empresa Benafrutti.

A Rede Dalben tem 3 lojas, planta de e-commerce e 1.300 colaboradores em Campinas (SP).
Fernanda considera que qualquer marca precisa ter seis pilares como propósito.
Entreter.
Ajudar.
Inspirar.
Educar.
Recompensar.
Informar.
Promover lives, ajudar consumidores finais ou parceiros da cadeia em causas sociais, explicar os benefícios dos alimentos, manter programas de fidelidade e ter relacionamento para transmitir a história de sua marca.

A Benafrutti aposta no processo educacional e criou uma Escola do Hortifruti para os funcionários.
Explica todos os processos da cadeia da fruta duas vezes por semana.
Mostra as frutas, explica os benefícios, fala da safra do produto para que possam explicar ao consumidor.
A ideia é informar melhor o consumidor para ele comprar mais.

A Bridge-and-us lançou embalagem fechada de kiwi, criou gôndola com frutas na embalagem, investiu no treinamento de feirantes e passou a monitorar 120 feiras com o perfil do cliente da Zespri.

São muitas oportunidades para aumentar as vendas de frutas, flores, legumes e verduras.
Ativação com o calendário das safras, ensinar receitas fáceis, produtos embalados com apresentação diferente, lançar ebooks de receita e sucos, fazer merchandising explorando cores e aromas de frutas e flores, fazer kits para o cliente levar para casa, conhecer o produto e ter uma nova experiência.
Humanizar as vendas pelo canal digital, o h-commerce.
Ouvir o consumidor.

A degustação é a maior ferramenta no ponto de venda.
E há potencial de crescimento significativo nas vendas online no setor de frutas.

O preço ainda é determinante, mas boa parte do consumidor já olha para a segurança dos produtos frescos e embalados como determinantes nas compras.
Em 2021, a cadeia de FFLV deve se unir para fazer diferente e se destacar como uma alimentação mais saudável.
O consumo vem numa crescente e a pandemia intensificou essa procura.
Não tem volta.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.