FPA derruba vetos e garante bom senso nos pesticidas! Riba Ulisses

Compartilhe:

Projetos são essenciais para garantir segurança jurídica, alimentar e o direito de propriedade em todo o país

O Congresso Nacional derrubou nesta quinta-feira os vetos do presidente Luís da Silva para temas importantes ao agronegócio brasileiro.
Foram os casos da regularização fundiária e dos pesticidas.
A articulação da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) foi determinante na derrubada e manutenção da originalidade das propostas.

O presidente da FPA, deputado federal Pedro Lupion, afirmou que a atuação da bancada foi determinante para garantir os direitos para os produtores rurais, além de proporcionar o desenvolvimento econômico e social do setor agropecuário e do Brasil.
E reiterou que a luta é por um país cada vez melhor e mais igualitário, com um agro forte e protagonista mundo afora.
Garantindo à população a segurança alimentar e jurídica que todos buscam e merecem.
Alem das derrubadas trazerem a desburocratização e modernização das propostas.

Na questão dos venenos agrícolas, a proposta é centralizar a reavaliação de ingredientes ativos usados na agricultura no Ministério da Agricultura.
Isso também abrange a continuidade do registro de produtos já em reanálise, utilizando a análise de risco como critério principal.
Essa centralização tem o objetivo de agilizar o processo e evitar a divisão de responsabilidades entre diferentes órgãos, sem comprometer as competências técnicas da Anvisa e do Ibama.

Uma vitória do bom senso, da produção de alimentos para o Brasil e o mundo e contra a ignorância do populismo político do atual governo federal.

 

 

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

Leia também