22 de fevereiro de 2021

Exportação Agro em US$ 5,67 bilhões! Por Riba Ulisses

As exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 5,67 bilhões em janeiro.
Uma queda de 1,3% comparado a janeiro do ano passado.

O Brasil vendeu no total 10,16 milhões de toneladas.
Já a balança comercial teve saldo positivo de US$ 4,4 bilhões.

O principal produto exportado do agro foi o açúcar de cana em bruto, 9,5% no total das vendas externas e receita de US$ 537,1 milhões, crescimento de 35,6% em relação ao mesmo período de 2020.
A explicação foi a quebra na safra de cana-de-açúcar na Tailândia, principal concorrente do Brasil no mercado mundial.

O milho foi o segundo produto com maior destaque, com alta de 42,5% sobre janeiro passado, alcançando US$ 499,9 milhões.
Completam a lista dos cinco itens mais vendidos a carne bovina in natura, o café verde e o farelo de soja.

Os maiores compradores de nossos produtos foram a União Europeia (16,9%), China (16,7%) e os Estados Unidos (9,2%).
E destaque, ainda, para a participação de outros países da Ásia, como Indonésia (5,1%), Vietnã (3,1%), Coreia do Sul (2,8%) e Bangladesh (2,4%).
As exportações para a China, principal parceiro comercial do Brasil em 2020, caíram 36,2%, principalmente por causa da redução das vendas de soja.
Janeiro costuma ser uma época em que os embarques da oleaginosa ocorrem em menor quantidade, pois as colheitas ainda estão em estágios iniciais e os primeiros vencimentos dos contratos de soja se dão apenas em março.

Analisando o projeto Agro.BR, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária (CNA) para aumentar o número de produtores rurais brasileiros no comércio internacional e diversificar a pauta exportadora, podemos apontar.

O Brasil exportou US$ 14,5 milhões em produtos apícolas.
O crescimento acima de 100,0% foi o melhor resultado mensal desde 2010.
Destaque para o mel natural, com receita de US$ 13,7 milhões e participação de 94,1% no total das vendas externas.

As exportações de chá, mate e especiarias atingiram US$ 31,5 milhões, alta de 32% frente a janeiro de 2020.
Os principais produtos comercializados foram pimenta do reino (US$ 20,9 milhões), mate (US$ 6,8 milhões) e cravo-da-índia (US$ 1,4 milhão).

Bom.
Muito bom.
O Brasil precisa se preocupar insistentemente com volume, receita, diversificação, mercados, novos exportadores, qualidade, origem, entrega, satisfação do cliente, contratos, etc.
É.
O mundo moderno é exigente.
Que bom!

 

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