Em outubro de 2024, o volume de produção agroindustrial registrou uma alta de 4,2% frente ao mesmo mês de 2023. A expansão foi derivada pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas (+1,4%) e Não-Alimentícios que cresceu 7,4% no mês. O forte crescimento da Agroindústria em outubro reflete, claramente, de um lado, o mercado interno brasileiro excessivamente aquecido e, de outro, o bom ritmo das exportações.
No ano, a Agroindústria acumula uma alta de 2,7%, correspondendo ao melhor resultado para o período (acumulado entre janeiro e outubro) desde 2010. Dado o bom desempenho observado nos últimos meses, aumentou a probabilidade de Agroindústria fechar o ano com um crescimento de 2,7% (cenário base do FGV Agro) ou superior. Para tal, basta que nos próximos dois meses, o setor acumule uma alta de 2,5%.
É importante ressaltar que, provavelmente, esse será um dos melhores anos para a Agroindústria dos últimos 14 anos. Mesmo que a produção agroindustrial não registre crescimento no último bimestre do ano (algo difícil de ocorrer), o setor fecharia o ano com um crescimento acumulado de 2,3%, ou seja, o maior crescimento anual desde 2010.