Agroindústria cresce 1,6% no 1º trimestre! Por Riba Ulisses

Compartilhe:

A pesquisa sobre agroindústria do FGVAgro revela que no primeiro trimestre de 2024 a produção agroindustrial registrou um crescimento de 1,6% frente ao mesmo período do ano passado.
O resultado foi puxado exclusivamente pelo segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, que acumulou uma alta de 3,9%.
Em contrapartida, Produtos Não Alimentícios acumulou uma contração de 1,7%, impactado, sobretudo, pelos setores de Insumos Agropecuários e Biocombustíveis.

Atualmente, o FGV Agro projeta um crescimento anual de 2%, em 2024, para a produção agroindustrial.
Assim como em 2023, a expansão da Agroindústria deverá vir, exclusivamente, por conta do segmento de Produtos Alimentícios e Bebidas, cuja estimativa de crescimento é de 4,2% no ano.
Por outro lado, o segmento de Produtos Não Alimentícios deverá registrar uma leve contração de 0,2% em 2024.

Vale destacar, contudo, que as projeções atuais foram realizadas com dados que ainda não contam com as consequências da tragédia climática que atingiu o Rio Grande do Sul, o qual tem importante relevância na Agroindústria Nacional.
As estimativas certamente serão revistas nas próximas edições do estudo do FGVAgro.

Coluna Radar Agro

por Riba Ulisses

Jornalista há 38 anos. Formado na Universidade Estadual de Londrina e com especialização em Marketing na Cásper Líbero, em São Paulo. As principais experiências foram no jornalismo de televisão, e em revistas, sites e eventos ligados ao Agronegócio. Tem passagens por empresas como TV Globo, SBT, Safeway,  Jornal da Tarde, Folha de Londrina, Revista Placar e Rede Paranaense de Comunicação. Reportagem, com produção de matérias, programas e telejornais, e coordenação de equipes de trabalho em informação e entretenimento.
Desde 2017, AgroDiretor de Conteúdo no Grupo Publique.

Leia também