2 de novembro de 2020

Os novos mercados do Agro do Brasil! Por Riba Ulisses

O Brasil conquistou mais cem novos mercados para produtos da agropecuária nacional desde janeiro de 2019.
Um número histórico para o setor.
O mais recente é exportação de suínos de reprodução para a Colômbia.

O trabalho de abertura de mercados internacionais não contempla apenas a venda de produtos tradicionais, como carnes, mas de diversos outros da cadeia agrícola, como castanhas, chá, frutas, pescados, lácteos e plantas.
O objetivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) é diversificar.
A ministra Tereza Cristina ficou radiante.
E falou: “Isso significa novas oportunidades para os produtores brasileiros que vêm trabalhando bastante e demonstrando muita resiliência, mesmo passando por uma pandemia. Acredito na competência e na competitividade dos agropecuaristas.

Deu de tudo nesses vinte e dois meses.
Passamos a vender Castanha de Baru para a Coreia do Sul, mudas de coco para a Guiana, Castanha do Brasil para a Arábia Saudita, milho de pipoca para a Colômbia, Gergelim para a Índia, mudas de eucalipto para a Colômbia, ovos com casca para Singapura e abacate para a Argentina.
E ainda conquistamos mercados para produtos que valem mais, como material genético avícola para os Emirados Árabes Unidos e Marrocos, além de embriões equinos para os Estados Unidos.

E quem são os novos compradores do nosso Agro?
45 estão nas Américas: Argentina, Colômbia, Peru, Estados Unidos, México, Canadá, Guiana, Equador, Venezuela, Guatemala e Bolívia.
40 estão na Ásia: Arábia Saudita, China, Cazaquistão, Coreia do Sul, Emirados Árabes, Índia, Japão, Malásia, Indonésia, Taiwan, Irã, Tailândia, Mianmar, Singapura e Qatar.
14 novos mercados estão na África: Egito, Marrocos e Zâmbia.
E um na Oceania, a Austrália.

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, a maioria dos processos de abertura foi concluída este ano, com 66 mercados.
Os novos mercados envolvem 30 países.
É que algumas nações passaram a importar mais de um produto agrícola do Brasil.
Cada novo mercado corresponde a exportação de um produto.

Nesse sentido, houve uma ampliação significativa com os vizinhos sul-americanos, com a abertura de 17 novos produtos para a Argentina, oito para a Colômbia e seis para a Bolívia.
Na Ásia, Singapura e Mianmar abriram cada um sete novos mercados para os produtos brasileiros.
Na África, o Egito abriu oito mercados.
Os produtos derivados de aves estão entre os mais procurados, com 13 aberturas.
Onze são de bovinos, nove de plantas, oito de produtos suínos, oito de material genético bovino, sete de lácteos e cinco de frutas.

É isso aí, pessoal do MAPA.
Vamos seguir trabalhando com ou sem pandemia.
Como o mascate de antigamente.
Garimpando compradores para os produtos dos brasileiros da roça, em cada canto do planeta.

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