6 de dezembro de 2020

2021 brasileiro não anima ninguém! Por Riba Ulisses

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 7,7% no terceiro trimestre deste ano, comparando com o segundo trimestre de 2020.
Se formos comparar com o terceiro trimestre do ano passado a história é outra: queda de 3,9%.
E se levarmos em conta um ano inteiro, começando de setembro de 2019, a economia vergou 3,4% sobre o período exatamente anterior.
Enfim, é como se o Brasil fosse um paciente internado no hospital.
Abriu os olhos, mas continua em coma, deitado, sem falar, respirando com a ajuda de aparelhos e sem comer alimentos sólidos.

Mas, o que importa mesmo é ver o PIB acumulado de janeiro a setembro deste ano.
Queda de 5%.
Isto é, o Brasil ficou 5% mais pobre sobre 2019.
E no ano passado a coisa já estava brava, com desemprego galopando e Executivo, Legislativo, Judiciário e Imprensa tentando atrapalhar o País o máximo possível.
O único destaque de 2020 vem sendo a Agropecuária, que avançou 2,4%.
Indústria e Serviços seguem apanhando.

O ano está acabando e a perspectiva para o Brasil não é nada boa.
Congresso e Executivo não querem trabalhar e simplesmente não discutem a reforma administrativa, reforma tributária, nem mesmo o orçamento que vai ser usado em 2021.
O Supremo Tribunal Federal liberta criminosos, traficantes e políticos corruptos e prefere discutir racismo e se meter em decisões de outras áreas.
A Imprensa fica meio perdida entre a cobertura da Covid-19, críticas sem parar ao Presidente Jair Bolsonaro e imagens escuras e desfocadas de motoboys trocando sopapos com clientes insatisfeitos com a demora na chegada do lanche e da pizza.
Os governadores, de olho na Política, voltam a fazer pânico com os cidadãos, ameaçando limitar o funcionamento de comércio e serviços.
Gente que não consegue pagar as suas contas há quase um ano.
E a população não dá a menor pelota para as decisões de prefeitos e governadores e lotam bares, restaurantes, shoppings, praias, churrasqueiras, padarias, açougues, estradas.

2021 deve trazer o aumento da criminalidade, mais desemprego, contas públicas totalmente fora de controle, inflação e mais tiroteio político.
Vacina contra a Covid-19? Talvez…

Que o bom senso prevaleça e nos proteja.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.