11 de junho de 2019

Velactis, da Ceva, diminui estresse por excesso de leite

A Fazenda Cobiça (Três Corações, MG) está entre os maiores produtores de leite do Brasil. São 960 vacas em lactação e 30 mil litros por dia – médias superiores a 31 litros/vaca/dia. “Como em toda fazenda leiteira, nosso desafio é fazer a secagem correta das vacas, com bem-estar e conforto, para a retomada da lactação em plenas condições. Para isso, contamos com Velactis, da Ceva Saúde Animal”, afirma estudante de agronomia e gerente da fazenda, Pedro Sousa.

A Cobiça utiliza Velactis no protocolo de secagem das vacas desde 2018. Os resultados são visíveis. “Foi muito importante usar Velactis. Ajuda no bem-estar animal e no conforto das vacas no período de transição. Trouxe benefícios para a fazenda, como a saúde animal. As vacas passaram a descansar no período correto, dando tempo para a glândula mamaria voltar a ter 100% de saúde. É muito gratificante usar o produto e ver o ganho na produtividade”, conta Pedro Sousa.

Entre 20% e 40% de vacas apresentam vazamento de leite após o processo de secagem e muitos produtores nem percebem. Esse problema pode levar a mais mastites na lactação subsequente e tende a ser maior nas vacas com maior produção. A utilização de Velactis reduz drasticamente o vazamento pós-secagem: experimentos indicam cerca de 80% ou mais de redução nas taxas de gotejamento com a utilização do Velactis quando comparado com vacas sob secagem convencional sem o uso do medicamento.

O gerente da Cobiça alerta sobre a importância do uso correto do produto. “Não adianta mudar o protocolo de comida, restringir água e outras necessidades básicas do animal. Tem que seguir da forma certa e o resultado aparece”, conta Pedro Sousa.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.