10 de junho de 2024

Uso do arame certo contribui para qualidade dos fardos de algodão

Conab prevê produção de 3,3 milhões de toneladas de algodão em pluma. Processo de enfardamento precisa ser feito com atenção e cuidado para evitar perdas.

 

O algodão é uma das culturas mais importantes do Brasil. “Somos o quarto maior produtor do mundo e o segundo de maior exportador. Para a atual safra, a Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) prevê colheita de 3,3 milhões de toneladas de algodão em pluma — representando crescimento de 3,6% sobre a colheita anterior”, informa Guilherme Vianna, gerente de negócios da Belgo Arames.

“O algodão tem uma cadeia de produção complexa e cheia de etapas, que gera milhões de empregos no país tanto na agricultura quanto na indústria têxtil. Com essa relevância socioeconômica e o aumento da produção, o processo de enfardamento precisa ser feito com atenção e cuidado para evitar perdas durante o manuseio e o transporte do algodão”, ressalta Vianna.

Após a colheita, o algodão passa por diferentes processos, incluindo prensa para redução de custos de armazenagem e manuseio, descaroçamento (separação da fibra das sementes) e limpeza. O produto em pluma resultante é prensado em pequenos fardos.

“Nesse momento, é feito o enfardamento do algodão, etapa importante, que proporciona benefícios de transporte e armazenamento. Os fardos precisam ser bem amarrados com arames específicos. Os produtores precisam estar atentos a isso e à qualidade do arame utilizado para manter a qualidade do lote”, explica Guilherme Vianna.

Para o sucesso do enfardamento, a Belgo Arames, referência no mercado brasileiro, desenvolveu Belgo Laço Algodão, arame que pode ser galvanizado para evitar a contaminação do fardo por meio de manchas. “Esse produto também conta com a vantagem de uma alta resistência e proporciona segurança no transporte, bem como diâmetros distintos de arame conforme a densidade do fardo”, finaliza o gerente.

Sobre a Belgo AramesA Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. A empresa possui plantas em Minas Gerais, nas cidades de Contagem, Sabará, Itaúna e Vespasiano; em São Paulo, nas cidades de Osasco e Sumaré; e na Bahia, em Feira de Santana.  Saiba mais em www.belgo.com.br.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.