1 de setembro de 2020

UPL lança Projeto FlyUP para cana e pastagem

A UPL lançou no Brasil uma das tecnologias mais modernas do mundo para o mapeamento aéreo de plantas daninhas e doenças nos canaviais e pastagens. “O projeto FlyUP é uma inovação baseada em inteligência artificial e também no uso de imagens de altíssima precisão, com capacidade de chegar até o nível do solo”, explicou o presidente da empresa no Brasil e agrônomo, Fabio Torretta. “A inovação tecnológica é essencial para garantir que a cana, terceira cultura mais importante do país, e a pecuária, mais importante cultura animal do Brasil, alcancem índices ainda mais altos de produtividade e qualidade. Evitando que plantas daninhas, fungos e insetos destruam os canaviais e as pastagens. Queremos contribuir para a sustentabilidade e produtividade das atividades, a manutenção de preços acessíveis dos biocombustíveis e outros produtos da cana, como o açúcar, além da própria carne bovina”, completou Torretta. As duas culturas representam perto de 20% dos negócios da UPL no Brasil.

FlyUP começa a funcionar imediatamente com foco na cana-de-açúcar, que é bastante suscetível a pragas, doenças e daninhas. No primeiro semestre, foram investidos mais de US$ 785 milhões em fungicidas, herbicidas e inseticidas nas lavouras de cana do país. Entre os problemas que mais preocupam a cultura estão corda-de-viola, mamona, mucuna, colonião, braquiária e ferrugem alaranjada da cana. No total, foram tratados 41 milhões de hectares de cana. FlyUP também será utilizado em pastagens na proximidade do início do período das águas, no último trimestre do ano. Os defensivos para pastagem representaram investimentos de US$ 60 milhões dos pecuaristas, mas há grande potencial de melhoria de manejo dos pastos no país.

Foram tratados 13,6 milhões de hectares, sendo que há no país cerca de 170 milhões ha de pastagens. “O projeto FlyUP é a evolução de projetos de mapeamento de cultivos, iniciados com a cana, em 2012, a partir do uso de helicópteros. Essa nova solução realiza análises dinâmicas, ágeis e precisas. O detalhamento dos problemas fitossanitários e o gerenciamento das informações colhidas, em tempo real, permitem tomadas de decisão mais rápidas e assertivas, visando a racionalização e a solução dos problemas a partir do uso de defensivos agrícolas com sustentabilidade econômica e ambiental”, destacou Marcelo Zanchi, diretor de marketing da UPL no Brasil.

FlyUP terá três aeronaves com a moderna tecnologia AI2, da empresa israelense Taranis. O dispositivo captura imagens com resolução de 0,3 mm/pixel de campos ao nível das folhas e pode percorrer 5.000 hectares por dia a 200 km/h. A partir do sobrevoo, os clientes da UPL recebem informações e insights sobre as culturas imediatamente, identificando os primeiros sinais do surgimento de plantas daninhas, doenças fúngicas e até deficiências nutricionais. “Com base no voo e no cruzamento de informações especializadas, FlyUP vai oferecer altíssima precisão e emitir relatórios sobre as condições do campo, indicando o tipo de ameaça, bem como a espécie e a infestação, além de elementos que auxiliam na escolha do tratamento mais adequado”, explicou o gerente para cana da UPL Brasil, Carlos Peres, que também é engenheiro agrônomo. Os relatórios de cada voo do FlyUP para a usinas de cana-de-açúcar e os projetos pecuários serão validados e revisados tecnicamente.

Os reportes finais terão a assinatura de Pedro Christoffoleti, doutor em fitopatologia e ervas daninhas pela Universidade do Estado do Colorado, nos Estados Unidos, livre-docente pela Universidade de São Paulo (USP), professor e pesquisador da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP. FlyUP é o primeiro de vários avanços da UPL na inovação digital. Novas iniciativas estão programadas para os próximos meses como parte de um grande projeto de transformação digital da empresa, sempre tendo como foco o uso das mais modernas tecnologias, com a finalidade de contribuir para o contínuo aumento da produtividade no campo. “A inovação digital é um dos pilares dos investimentos de US$ 200 milhões da UPL nos próximos anos, objetivando fortalecer ainda mais as parcerias com os produtores e empresas, e fortalecimento da nossa presença no mercado brasileiro”, destacou Fabio Torretta.

 

 

 

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