Trouw Nutrition indica hidroxi-minerais em dieta para gado de corte e de leite

Compartilhe:

Trouw Nutrition hidróxido-minerais

Melhorar o desempenho do rebanho é o maior desafio do pecuarista. Seja na produção de carne ou leite, aumentar a eficiência produtiva tem impacto direto nos resultados do produtor e na sustentabilidade da produção. Neste cenário, o custo de produção e o manejo mais adequado de acordo com cada realidade de cada negócio são os entraves para atingir melhor eficiência no campo. Assim, a nutrição pode ser uma aliada de primeira hora do pecuarista para superar desafios e atingir desempenho cada vez melhor, defende a zootecnista e gerente de Portfólio de Ruminantes da Trouw Nutrition na América Latina, Bruna Demétrio.

De acordo com ela, melhoria de performance, ganho de peso, conversão alimentar e rendimento são alguns dos benefícios da suplementação da dieta de gado de corte e vacas leiteiras com fontes de hidroxi-minerais. “Eles representam uma fonte mineral mais estável e disponível em função da sua estrutura química única”, destacou a especialista. Ela lembra que a escolha de uma boa fonte de mineral está diretamente relacionada a uma maior biodisponibilidade do produto. “A linha IntelliBond, de hidroxi-minerais, é altamente concentrada e disponível, por isso tem um excelente custo-benefício”.

A especialista reforça ainda que devido a ligações covalentes, os hidroxi-minerais são menos solúveis e mais estáveis na comparação com fontes inorgânicas, além de não serem reativos com outros nutrientes, como vitaminas, por exemplo. “Por terem ligações mais fortes, proporcionam maior estabilidade mineral para a dieta, permitindo maior absorção e aproveitamento pelo animal. Com maior estabilidade, estes minerais passam de forma inerte pelo rúmen e são altamente absorvidos pelo intestino, o que significa melhor produtividade e saúde dos animais”.

Melhor digestibilidade e palatabilidade também foram destacadas entre os benefícios da linha IntelliBond. “Estudos recentes mostraram que ruminantes alimentados com hidroxi-minerais tiveram maior digestibilidade de FDN em relação aos minerais inorgânicos. Para se ter uma ideia, o aumento foi de aproximadamente dois pontos percentuais. Outro ponto observado pelos pesquisadores foi que bezerras preferiram dietas com IntelliBond em relação àquelas com minerais a base de fontes de sulfato e orgânicos, aumentando a ingestão alimentar e o crescimento destes animais”.

A especialista afirma que esta estratégia nutricional é mais sustentável, já que produtos Selko IntelliBond emitem uma pegada de carbono menor que os sulfatos. “É a fonte de minerais mais moderna e tecnológica do mercado. São inúmeras certificações, incluindo a GFLI (The Global Feed LCA Institute), que comprova a redução das emissões de carbono”, disse Bruna salientando os investimentos em um grande volume de trabalhos científicos e pesquisas realizados no Brasil e no exterior para chegar a estes resultados.

“No caso de vacas leiteiras, nossos estudos apontaram que o desempenho pode chegar à produção de 1,5 litro de leite a mais por dia”, disse Bruna durante o 3 Mineral Trace Summit, um pré-evento Novos Enfoques realizado pela Trouw Nutrition em Uberlândia, Minas Gerais, onde estiveram cerca de 120 participantes, entre os principais consultores e empresas da cadeia produtiva em duas salas separadas, uma para gado de corte e outra para vacas leiteiras.

Obrigado!

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

Agora você saberá nossas novidades em primeira mão.