Projeto da Scot Consultoria patrocinado pela Trouw Nutrition, o Circuito Cria teve a sua primeira etapa finalizada. Nesse início, a iniciativa visitou fazendas de criação de bovinos pelo país, promovendo palestras e compartilhando informações estratégicas para contribuir com o aumento de rentabilidade do setor. “O Circuito Cria nos proporcionou debates enriquecedores com outros profissionais sobre análises, indicadores e estratégias tecnológicas. Essas discussões têm o potencial de transformar a pecuária de cria e aumentar o nível de tecnificação do confinamento. Foi ótimo levar todo esse conhecimento ao público mais importante: o pecuarista”, explica Alexandre Miszura, coordenador técnico da Trouw Nutrition.
Nas últimas semanas da primeira parte, o Circuito chegou aos estados de Goiás, Tocantins e Minas Gerais, destacando a importância do monitoramento do escore corporal dos animais e debatendo os desafios da precocidade reprodutiva — estratégia que acelera o ciclo de cria e melhora a eficiência produtiva do rebanho.
O Circuito passou pelas fazendas Gapui e Lagoa Azul (de Colinas do Tocantins); Boa Fortuna (de Pium/TO); Nova Piratininga e São José (em São Miguel do Araguaia/GO); além da propriedade Água Boa (localizada em Nova Crixás/GO). O Circuito também conheceu as fazendas Agropecuária Nelore Paranã e Nelore Nana, que ficam nos municípios goianos de Laciara e Quirinópolis, respectivamente.
Com 43 mil hectares de tamanho e um rebanho de 23 mil matrizes, a Nelore Paranã é referência em pecuária de corte, atuando nas fases de cria, recria e engorda, além de comercializar genética, touros e embriões. Já a Nelore Nana, detentora de aproximadamente 6.500 cabeças de bovinos, destaca-se no sudoeste goiano pelo manejo criterioso do pasto, comparável ao de uma lavoura, com foco em adubação e práticas sustentáveis.
Durante as visitas, representantes da Trouw Nutrition apresentaram o BellNutri aos fazendeiros – linha de suplementos minerais indicada para as fases de cria, recria e engorda em pastagens. A solução auxilia no ganho de peso e melhora a imunidade dos bezerros desmamados.
“O saldo final é extremamente positivo, tanto para as empresas participantes quanto para as fazendas, já que estamos trabalhando para fortalecer o setor e promover inovação e avanço contínuo à pecuária nacional. Agora, o Circuito Cria segue para a próxima etapa, com um foco maior em desmame, em busca de proporcionar ainda mais conhecimento e tecnologia a outros estados, reforçando nosso compromisso com a evolução da pecuária brasileira”, finaliza Felipe Landim, coordenador técnico da Trouw Nutrition.