A TMG – Tropical Melhoramento & Genética (TMG), empresa que desenvolve soluções genéticas para algodão, soja e milho, conquistou a certificação Excellence Through Stewardship (ETS). O reconhecimento internacional confirma que a biotecnologia agrícola e os materiais genéticos são geridos de forma responsável em todas as etapas de seu ciclo de vida, assegurando a eficácia do processo de rastreabilidade, bem como a qualidade e a integridade dos produtos.
Juliana Gonçalves, supervisora do setor regulatório da TMG, destaca o impacto positivo da certificação. “Essa conquista representa um marco importante para nós, pois mostra que temos avançado constantemente em questões como qualidade, processos do dia a dia e gestão de riscos”, diz.
A especialista comenta que a TMG tem investido muito no aprimoramento de práticas internas e no alinhamento das operações aos padrões internacionais. “Isso, sem dúvida, aumenta a confiança e a transparência do nosso trabalho dentro da cadeia produtiva de sementes e grãos. Garantir que as boas práticas do ETS estejam presentes desde os primeiros ensaios de pesquisa até a comercialização dos produtos é essencial”, destaca Juliana, que acrescenta que “essa certificação fortalece nossa capacidade de atingir metas estratégicas, pois assegura a qualidade e a segurança de nossos produtos, reforça a nossa eficiência operacional e amplia nosso alcance no mercado global”.
Compromisso contínuo com a qualidade
Além do reconhecimento com a certificação ETS, a TMG está entre as poucas empresas brasileiras acreditadas na ISO 17025, que indica a adoção das melhores práticas laboratoriais, fundamentais para assegurar que as tecnologias das cultivares obtidas pelo programa de melhoramento genético cheguem aos produtores com rigorosos padrões de qualidade. Conquistada em 2016, a certificação é mantida por meio de auditorias bianuais.