6 de dezembro de 2023

Tijuca Alimentos incorpora eucalipto à produção de ovos e carne de frango

Na busca por práticas sustentáveis e integradas, a Tijuca Alimentos, referência nacional na comercialização de ovos, cortes de frango e queijo, destaca-se pela abordagem inovadora na gestão de recursos naturais. Além da produção dos alimentos que são encontrados nas prateleiras de vários supermercados pelo Nordeste, a empresa adotou o reflorestamento como parte essencial no ciclo produtivo desses alimentos.

O reflorestamento é feito na fazenda da Tijuca, localizada no município de Beberibe, com o plantio de florestas de eucalipto. A floresta de eucalipto, meticulosamente cultivada pela Tijuca, desempenha um papel fundamental na cadeia produtiva da empresa. A madeira proveniente dessas plantações é destinada à produção sustentável de raspa utilizada para forrar os galinheiros de suas granjas e o estábulo de suas vacas. Após um tempo de uso, essa raspa que foi transformada em cama, e misturada aos dejetos das aves e vacas, é utilizada como adubo orgânico nas áreas de lavoura que produzem o alimento para essas mesmas vacas e no plantio do eucalipto, evidenciando um ciclo produtivo inteligente e sustentável.

A prática integrada do reflorestamento não apenas reforça o compromisso da Tijuca Alimentos com a sustentabilidade ambiental, mas também demonstra a visão estratégica da empresa ao maximizar os recursos naturais disponíveis. “O uso do eucalipto como cama nas granjas de aves e estábulos das vacas leiteiras não apenas oferece um ambiente mais confortável para os animais, como também contribui para a redução do desperdício e para a economia circular”, explica Murilo Torres de Melo, médico veterinário da Tijuca Alimentos.

A prática de silvicultura no Brasil já é utilizada por várias empresas. Segundo dados da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2022, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o valor da produção florestal brasileira, que inclui tanto a silvicultura quanto a extração vegetal, alcançou a marca de R$ 33,7 bilhões em 2022, um aumento de 11,9% em relação ao ano de 2021. O Brasil verifica em números como a prática de cultivo é benéfica no segmento econômico, além da importância sustentável, já que acarreta benefícios para a biodiversidade e contribui com serviços ecossistêmicos como a melhora da qualidade da água e do solo e o fornecimento de abrigo para fauna.

Sobre a Tijuca Alimentos – Empresa cearense com mais de 50 anos de atuação na produção e comercialização de ovos, frangos e queijos no Ceará, no Piauí e no Maranhão, a Tijuca Alimentos tem como propósito trabalhar para a satisfação de seus clientes. Atualmente, é a única empresa cearense do segmento com abatedouro próprio e, além disso, dispõe de sedes em Fortaleza, Cascavel, Tianguá, Iguatu e Beberibe, no Ceará, onde mantém uma moderna fábrica de rações. Na logística, possui frota própria para o transporte dos produtos, garantindo qualidade até chegar à mesa dos clientes.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.