22 de novembro de 2020

Terra Nascente apresenta o fertilizante orgânico composto classe “A”

Os benefícios da adubação orgânica são holísticos e podem atuar direta e indiretamente no desenvolvimento e produção das culturas agrícolas, fornecendo nutrientes de forma abrangente e substâncias que induzem ao desenvolvimento seguro e saudável. Como exemplo, temos o hormônio de crescimento (AIA) e outras substâncias como os fenóis, que contribuem para a respiração, maior absorção do fósforo e também para a sanidade vegetal, além de aumentar a permeabilidade à absorção de nutrientes, a atividade enzimática e a fotossíntese dos vegetais.
Não é à toa que a Terra Nascente Fertilizantes, unidade de negócio do Grupo Katayama, ingressou nesse importante mercado, investindo em um produto singular. Trata-se do fertilizante orgânico composto classe “A”, obtido através da compostagem do esterco puro de galinhas poedeiras (oriundo da própria indústria avícola do Grupo Katayama), adicionado a fontes de carbono. Para isso, a empresa conta com uma compostadeira de grande porte, capaz de revolver 4.000 m3/h de material, sendo toda operação rastreada.
“Um dos diferenciais da Terra Nascente Fertilizantes é a qualidade de sua matéria-prima, ou seja, o esterco puro de galinha poedeira, com alta concentração de matéria orgânica e NPK (nitrogênio, potássio e fósforo), cálcio, magnésio, enxofre, além de micronutrientes como cobre e zinco. Aliado a isso, a empresa dispõe de uma ótima estrutura de fábrica (cobertura e pavimentação em concreto de toda a área produtiva), equipamentos de última geração e pessoal altamente capacitado para atender as demandas específicas de cada cliente e região”, pontua Dra. Katia Goldschmidt Beltrame, Engenheira Agrônoma e Consultora da Terra Nascente Fertilizantes.
Fertilizante Orgânico
São inúmeros os benefícios proporcionados pelo fertilizante orgânico ao solo, indicado à fertilização de plantio e cobertura/manutenção de diversas culturas, como cana-de-açúcar, soja, milho, frutíferas, café, etc. Entre os mais importantes estão:
  • melhoria das condições físicas e microbianas do solo, como aglutinação e estabilidade dos agregados, tornando-o grumoso, com bioestrutura estável à ação das chuvas;
  • redução dos efeitos da erosão e suas consequências;
  • aumento da Capacidade de Retenção de Água dos solos (CRA%), diminuindo a quantidade de água utilizada em irrigação;
  • elevação da Capacidade de Troca Catiônica dos solos (CTC), reduzindo a perda de nutrientes por lixiviação;
  • aumento da biodiversidade de vida dos microrganismos, especialmente os fixadores de nitrogênio, que produzem substâncias de crescimento;
  • ação protetora e fonte de nutrientes para os microrganismos do solo, diminuindo a dosagem e a frequência de adubações minerais;
  • efeito controlador sobre muitas doenças e pragas de plantas, reduzindo a dosagem e aplicação de defensivos agrícolas;
  • aumento do sequestro de carbono no solo.
Para cada cultura, há uma indicação de uso e aplicação do fertilizante composto orgânico classe “A” da Terra Nascente Fertilizantes, assessorada pelo seu departamento técnico/comercial, que também fará o acompanhamento até a próxima safra. E tem mais: num futuro próximo, a empresa vai adicionar ao seu negócio linhas de fertilizantes organominerais com formulações diferenciadas para atender as diversas necessidades agrícolas.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.