21 de maio de 2022

Syngenta aumenta faturamento com solução Alteryx/Nordica

Com análise de dados extraídas da tecnologia Alteryx, ferramenta baseada na ciência e análise de dados, a Syngenta – player mundial especializada em soluções voltadas ao agronegócio, passando por produtos de proteção de cultivos, sementes, serviços digitais, soluções financeiras, entre outros – mapeou novas oportunidades de negócios para sua equipe de vendas e incrementou em 5% sua meta anual de vendas no Brasil no último ano fiscal. A Syngenta está presente em mais de 90 países e conta com mais de 2.900 funcionários no Brasil. A companhia está inserida numa cadeia produtiva complexa e diversificada, que envolve fornecedores de perfis muito variados – desde a indústria química de ponta e atuação global até companhias agrícolas, produtores independentes e cooperativas de agricultores.

Com apoio da Nordica, consultoria especializada na distribuição de software que projeta e implementa soluções de Business Intelligence, Advanced Analytics, Planejamento e Gerenciamento de Desempenho, a companhia utilizou as potencialidades da ferramenta Alteryx para engajar a equipe de vendas e fornecer dados e informações que aumentassem a performance de seus representantes. Com essa análise de dados, foram mapeadas mais de 15 mil possíveis oportunidades de comercialização de produtos complementares aos já adquiridos pelos clientes e engajar ainda mais o time de vendas para a conversão destas oportunidades de negócios no último ano fiscal.

“Nosso papel é fornecer informações para os vendedores e parceiros cumprirem seu papel da melhor forma possível para que cresçam conosco. Com o auxílio do Alteryx, percebemos que o desempenho do nosso time poderia melhorar muito cruzando dados já existentes em nossas várias bases de dados. Entregamos ao vendedor informação relevante que o instigou a melhorar seu desempenho, e assim, com os dados em mãos ele conseguiu perceber oportunidades dentro da sua carteira de clientes com similaridades de portfólio, cruzando informações sempre atualizadas de produtos a serem oferecidos frente à possíveis restrições na comercialização/produção, que eventualmente pudessem acontecer no decorrer da safra. É um mercado complexo e nem sempre algumas oportunidades são factíveis, mas entregar informação mastigada e recorrente para nosso time de vendas facilita o processo”, explica Leonardo Sawakuchi, coordenador de Inteligência Comercial da Syngenta.

Sawakuchi reforça a simplicidade de todo o processo de implementação, suporte e consultoria do time Nordica que auxiliou a Syngenta a se adaptar com a solução. Desde a implementação até o uso, sendo um período em que a consultoria ajudou a companhia a identificar padrões que produzissem insights dentro da solução em uma modelagem fácil para entendimento. “Fizemos uma pesquisa interna com os nossos 420 representantes e 70% dos respondentes conseguiram aproveitar alguma das oportunidades vindas das informações enviadas pelo setor de Inteligência Comercial. O Alteryx foi um grande aliado para produzir informações a fim de mobilizar a força de vendas e de fácil integração com os sistemas de gerenciamento de diferentes ambientes. Tudo isso de forma simples e sem necessidade de conhecimento de programação, tampouco envolvimento de pessoal mais técnico”, revela Sawakuchi.

“A ferramenta propicia um empoderamento dos analistas, onde eles mesmos conseguem manipular dados de forma simples e com isso perceber de maneira mais fácil possíveis oportunidades de negócio. O Alteryx se propõe a ser uma ferramenta para usuários não técnicos e queremos democratizar a inteligência de dados nas empresas, tornando a tecnologia mais inclusiva para que todos consigam gerar seus próprios insights”, afirma o diretor de Vendas da Nordica, Hélcio Kodama.

Sobre a Nordica
A Nordica é uma empresa de consultoria e distribuição de software que, em conjunto com sua rede de parceiros especializados, projeta e implementa soluções para ajudar organizações a terem sucesso em seus projetos de Business Intelligence, Advanced Analytics, Planejamento e Gerenciamento de Desempenho. Fazendo parte do Grupo ITG, criado em 1986, e sediada na cidade de São Paulo, a Nordica atua há mais de 15 anos no mercado com foco no fornecimento de soluções de BI, Analytics, Planning e consultoria especializada.

Sobre a Alteryx
A Alteryx é uma empresa americana de software de computadores com sede em Irvine, Califórnia, com um centro de desenvolvimento em Broomfield, Colorado.  A plataforma Alteryx é usada para preparação, análise e ciência de dados. Além dos ganhos de produtividade, torna análises avançadas disponíveis a todos os analistas. É uma empresa moderna, digital e isso significa analisar um volume de dados cada vez maior. A Alteryx ajuda os seus clientes a transformarem dados em resultados para a criação de inovações revolucionárias todos os dias. Desde a projeção de previsões confiáveis em uma economia imprevisível até o desenvolvimento de pacotes de remuneração justos e equitativos para os funcionários, os desafios sociais e empresariais que enfrentamos diariamente exigem respostas orientadas por dados. Alteryx é uma envolvente plataforma de automação analítica com foco nas pessoas, reúne analytics, data science e automação de processos em uma única solução para ajudar você a solucionar rapidamente os problemas do mundo real.

Sobre a Syngenta
A Syngenta Proteção de Cultivos e a Syngenta Seeds são parte do Syngenta Group, uma das empresas líderes mundiais no segmento agrícola. Nossa ambição é ajudar a alimentar o mundo com segurança, cuidando do planeta. Nosso objetivo é melhorar a sustentabilidade, qualidade e segurança da agricultura com ciência de classe mundial e soluções de cultivo inovadoras. Nossas tecnologias permitem que milhões de agricultores em todo o mundo façam melhor uso dos limitados recursos agrícolas. O conteúdo deste press release serve a propósitos apenas informativos. Ele não é, nem deve ser interpretado como, uma oferta para venda ou emissão, como solicitação de oferta de compra de quaisquer títulos ou outras participações imobiliárias.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.