FRONDEO®, inseticida derivado da molécula PLINAZOLIN® Tecnology, chega ao mercado para controlar uma das principais pragas da cultura da cana.
A safra de cana-de-açúcar 2024/25 deve atingir mais de 685 milhões de toneladas, de acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). E mesmo com uma queda de 3,8% na produtividade, apontada por alguns centros de pesquisas, o Brasil se manterá no posto de maior produtor da cultura, assim como líder na produção de açúcar e segundo maior produtor de etanol do mundo.
Apesar da expectativa positiva para o segmento, canavicultores têm sofrido com a pressão de inúmeras pragas e doenças, principalmente com a Diatraea saccharalis – que é mais conhecida como a broca da cana. Esta lagarta afeta os canaviais reduzindo a produção da cultura por hectare, a quantidade de açúcar acumulado por tonelada e, ainda, a qualidade da matéria-prima, deixando a lavoura vulnerável para outras pragas, além de culminar em uma redução na rentabilidade do produtor.
Alguns centros de pesquisas, como o Centro de Tecnologia da Cana (CTC), avaliam prejuízos na casa de R$4,8 bilhões em Margem de Contribuição Agrícola e Industrial (MCAI), por ano, devido à infestação da broca nos canaviais de todo o país. Para Marcos Queiroz, Gerente de Marketing responsável pelo portfólio de Inseticidas da Syngenta, a adoção de novas tecnologias capazes de controlar as infestações e reduzir o risco de resistência da praga aos defensivos disponíveis no mercado é fundamental
“O agricultor realiza o manejo para o controle da broca por diversos meios, mas o uso de um produto químico seletivo à essa praga e que possua compatibilidade com produtos biológicos, é uma ferramenta prioritária a ser utilizada em situações que exijam uma resposta rápida e assertiva. Por isso, o desenvolvimento de tecnologias que ofereçam eficiência é fundamental para otimizar o trabalho do agricultor”, pontua Queiroz.
Nesse cenário, a Syngenta lança FRONDEO®, produto ainda em fase de registro, que foi desenvolvido para controlar a broca da cana-de-açúcar. O inseticida proporciona maior eficiência operacional e eficácia com baixa dosagem, além de ter compatibilidade com produtos biológicos e viabilizar a aplicação por meios aéreo e terrestre. Essas características, aliadas ao fato de o produto não ser lavado pela chuva, não ser degradado pelo sol e não ter resistência cruzada, contribuem para o principal desafio no manejo da broca, o operacional.
A solução é derivada de PLINAZOLIN® technology, nova molécula que apresenta um grupo químico inédito, sendo altamente eficaz e proporcionando um longo período de controle, incomparável com as soluções atualmente disponíveis no mercado.
“O modo de ação do FRONDEO® é diferente de todas as opções voltadas ao manejo da broca disponíveis no mercado. Com um período de controle que age por cerca de 90 dias, reduz o número de entradas de maquinário nas lavouras, diminuindo, assim, os custos com as atividades operacionais. Como o produto é muito mais eficaz no controle da broca, ele oferece mais tranquilidade para os canavicultores e tomadores de decisão das usinas sucroalcooleiras”, destaca Renato Pirola, Gerente de Marketing de Culturas na Syngenta.
Soluções Digitais para cana – A Syngenta também oferece soluções digitais com foco na cultura da cana-de-açúcar, a Usina Delta, por exemplo, alcançou excelentes resultados a partir da utilização de Cropwise Protector – plataforma de agricultura digital que monitora e otimiza as atividades operacionais no campo, proporcionando uma tomada de decisão mais rápida e assertiva, incluindo análises minuciosas do solo e de todo o processo de irrigação e fertirrigação.
Após adotar a ferramenta, em 2022, a Delta passou a registrar uma redução de 15% no índice de infestação da broca da cana-de-açúcar, além da diminuição de perdas na colheita que passou de 1,8 para 0,7%. A digitalização da operação refletiu na qualidade, produtividade e rentabilidade dos canaviais e na agilidade das equipes de campo da usina.
“A Syngenta segue investindo no desenvolvimento de novas soluções para potencializar a produtividade e qualidade da cana. É uma verdadeira era de transformação desse cultivo tão importante para a economia brasileira, e estamos preparados para esse momento com o lançamento de inovações que já estão transformando os canaviais”, destaca Queiroz.
Sobre a Syngenta Proteção de Cultivos – A Syngenta Proteção de Cultivos é uma empresa líder em inovação agrícola, trazendo tecnologias e soluções de ponta que viabilizam que os agricultores obtenham alta produtividade com sustentabilidade. Oferecemos um portfólio líder em soluções de Proteção de Cultivos para a saúde das plantas e do solo, bem como soluções digitais que transformam a tomada de decisão dos agricultores. Nossos 17900 profissionais focam em avançar a agricultura em mais de 90 países em todo o mundo. A Syngenta Proteção de Cultivos está sediada na Basileia, na Suíça, e é parte do Syngenta Group. Siga-nos