A Sumitomo Chemical, referência mundial na fabricação e comercialização de soluções agrícolas e de saúde ambiental, é parceira do cotonicultor brasileiro e participa essa semana de uma campanha que destaca o fortalecimento de iniciativas em prol da cultura celebrando o Dia Mundial do Algodão, 7 de outubro. A companhia aderiu à campanha da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão) denominada “A Fibra de todas as gerações” que conta com depoimentos de pessoas que marcaram a história da cotonicultura. Entre eles, estão clientes da empresa, pesquisadores e colaboradores, além do presidente da Sumitomo Chemical América Latina, José Fabretti.
Com mais de 100 anos de história, a companhia é uma empresa de pesquisa e desenvolvimento que tem em seu DNA a inovação. “Nós apoiamos o cotonicultor em várias frentes, seja por meio de soluções inovadoras, disseminação de informações técnicas ou através de parcerias com instituições como a Abrapa que, além de outras iniciativas, levam o algodão brasileiro para o mundo como o ‘Movimento Sou de Algodão’”, afirma Leonardo Vieira, novo gerente de Inseticidas Brasil e líder da cultura do algodão da Sumitomo Chemical. “O Dia Mundial do Algodão, 7 de outubro, foi coroado com o fortalecimento do apoio às iniciativas que prezam pelo cotonicultor e sua importância para a cadeia produtiva e a qualidade da fibra”, completou o gerente.
Leonardo Vieira destaca ainda que a cultura é extremamente importante para a Sumitomo Chemical, pois representa uma parcela expressiva do mercado agrícola brasileiro. “A área do algodão deve aumentar na safra 24/25 e isso ressalta ainda mais a importância do cultivo para a Sumitomo Chemical”, concluiu. “No Dia do Algodão endossamos o trabalho e o investimento que fazemos junto a entidades e movimentos, oferecendo ainda soluções que promovem o aumento de produtividade e a qualidade da fibra. Somente para o algodão, oferecemos um robusto portfólio com cerca de 40 produtos.”
Completo portfólio de soluções – Recentemente, a Sumitomo Chemical lançou o fungicida Pladius® para o controle da ramulária (Ramulariopsis pseudoglycines), considerada a principal doença fúngica foliar do algodoeiro. A novidade reforça o portfólio da companhia, que já conta com o acaricida Smite®, o herbicida Resource®, indicado para eliminar o algodão voluntário (planta tiguera) em lavouras de soja que sucedem o algodoeiro e Legion®, um inseticida que confere alta performance no controle do bicudo-do-algodoeiro. Também se destaca o herbicida Punto, considerado o principal desfolhante, recomendado para aplicação em pré-colheita.
Além deles, a empresa tem o exclusivo programa Cotton+, que recomenda a adoção de três reguladores de crescimento para promover o melhor manejo fisiológico do algodoeiro. “Nossos produtos dão segurança ao cotonicultor que resultam em produtividade e qualidade de fibra”, conclui Vieira.