A coccidiose, conhecida de longa data dos avicultores, não é uma ameaça exclusiva das estações mais quentes do ano. Pelo contrário, durante o inverno a atenção deve ser redobrada. “Nessa época do ano, falhas de manejo e na ambiência podem elevar a umidade da cama, criando um ambiente propício para a esporulação dos oocistos, favorecendo a contaminação pelas eimerias, protozoários causadores da coccidiose”, explica Jessica Wammes, mestre em Ciência Animal e coordenadora técnica de avicultura da Phibro Saúde Animal.
Dados recentes mostram que a Eimeria maxima foi a espécie mais prevalente no último ano, com 6,17% de incidência, seguida pela E. acervulina (5,09%), enquanto a E. tenella apresentou a menor prevalência (2,09%). “Além disso, nos meses de inverno, observou-se aumento nos escores de lesões, segundo o indicador TMLS (Total Mean Lesion Score), que representa a média dos danos causados pelas três espécies monitoradas”, acrescenta Jessica. Ela destaca ainda que, além dos cuidados com o manejo, é essencial adaptar o programa de rotação de anticoccidianos. “A rotação correta dos princípios ativos evita o desenvolvimento de resistência e contribui para a manutenção da eficácia do controle ao longo de todo o ano.”
Para apoiar os avicultores na efetiva proteção contra a coccidiose, a Phibro desenvolveu o Rotação de Fato, protocolo completo, amplamente reconhecido no mercado, que reúne diferentes princípios ativos para utilização de forma estratégica ao longo do ano. O programa também inclui suporte técnico especializado e serviços complementares, garantindo um plano de prevenção personalizado para cada granja.
“Mesmo no inverno, as eimerias representam uma terrível ameaça para a saúde da granja. Por isso, manter uma estratégia ativa de controle é fundamental. Com o protocolo Rotação de Fato, é possível enfrentar a coccidiose em todas as estações, com o respaldo de uma equipe técnica preparada para oferecer a melhor solução para cada realidade produtiva”, finaliza Jessica Wammes.
Sobre a Phibro Saúde Animal – A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1946, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para suínos, aves, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. A empresa é uma das pioneiras no agronegócio a divulgar relatório completo de ações sobre responsabilidade ambiental, social e de governança (ESG, na sigla em inglês), dando transparência à sua atuação nesse campo em nível global.