26 de junho de 2020

Programa da Fertiláqua eleva qualidade de sementes

A Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, tem realizado semanalmente transmissões online com representantes do seu corpo técnico e especialistas do agronegócio para debater principais pontos da agricultura e auxiliar os produtores com dicas e orientações que, até então, eram dadas no campo. A live “DM em Campo” na última semana trouxe como tema a importância da semente de qualidade e destacou o programa Sementes de Verdade, da companhia. A transmissão foi conduzida pelo coordenador de desenvolvimento de mercado, Josué Fogaça, e pelo gerente de marketing, Gilberto Medeiros.

Para os especialistas, o sucesso da lavoura depende diretamente do uso de sementes de alta qualidade que irá impactar em produtividade e em rentabilidade. O uso de sementes vigorosas gera plantas de alto desempenho e asseguram o estabelecimento de uma população de plantas adequada. Sementes de alto vigor propiciam a germinação e a emergência de plântulas em campo de maneira rápida e uniforme, resultando na produção de plantas de alto desempenho, que têm um potencial produtivo mais elevado. Segundo Medeiros, 2020 é um ano atípico no mercado de sementes, pois muitas regiões do país tiveram problemas climáticos, o que impactou na produção deste material em alta qualidade. Cita o caso do Rio Grande do Sul, que passou por um momento de seca drástica e tem problemas este ano com a qualidade das sementes. “Iniciamos em nosso laboratório as análises de sementes, sua germinação e principalmente seu vigor. Passamos a fazer neste momento uma diagnose completa dos lotes de sementes. Agora é o momento de o produtor buscar e concretizar sua compra. Devido aos problemas com qualidade de sementes neste ano, a demanda é muito alta e lotes com padrões altos de qualidade estão acabando, afirma o gerente”.

O programa Sementes de Verdade foi criado pela Fertiláqua por meio de uma busca constante por tecnologia, aliada a produtividade. Da formação do solo ao desenvolvimento da planta, o objetivo é alcançar altas produtividades. Para obter sementes de alto vigor é necessário que as condições da lavoura sejam as melhores possíveis, especialmente, sanidade, adequada nutrição e condições climáticas favoráveis durante a formação da semente e colheita. Esse vigor pode ser perdido nas condições inadequadas de armazenamento ou beneficiamento.

Outra preocupação da Fertiláqua é com relação ao transporte das sementes. Sabe-se que a melhor maneira de se conservar a qualidade das sementes, é manter o armazenamento em locais frios e secos, sendo assim, o transporte faz parte deste processo. O objetivo básico desta operação é a conservação da viabilidade das sementes. “Passamos a fazer esta logística em veículo apropriado para isso. Este tipo de transporte é feito por caminhões baú refrigerados, que oferecem o controle e manutenção da temperatura e umidade relativa ideal. Juntamente com o transporte, também fazemos toda a rastreabilidade da semente, que possui a finalidade de garantir à gestão de informações durante as etapas da produção e beneficiamento, permitindo aumentar a transparência do processo e assim possibilitar o acesso a informações detalhadas sobre a origem e a qualidade dos lotes, explica Medeiros.

Os padrões do programa Sementes de Verdade incluem índices de no mínimo 95% de germinação, dos quais 70% do lote devem estar nas classes de mais alto e alto vigor. E os lotes têm no mínimo de 90% de vigor pelo teste de envelhecimento acelerado. Mais informações no website https://sementesdeverdade.com/. Para participar das próximas lives, que acontecem semanalmente, às 19 horas, basta acessar o perfil da Fertiláqua no Instagram: @fertilaqua e no Youtube: youtube.com/fertilaquaoficial, onde as lives também ficam disponíveis. E mais informações sobre os programas da companhia no website: http://fertilaqua.com/.

Sobre o Grupo Fertiláqua
Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. M

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.