Campanhas sazonais e ferramentas digitais ampliam o acesso a insumos fortalecendo a gestão rural.
A safra de 2025 traz desafios importantes, mas também oportunidades para os produtores rurais brasileiros. Questões geopolíticas seguem como um ponto de atenção, com conflitos em regiões produtoras de fertilizantes que podem comprometer a oferta global desses insumos. Além disso, problemas logísticos enfrentados em 2024 ainda podem gerar impactos significativos, especialmente no transporte e na distribuição. No entanto, esses cenários também abrem espaço para que os produtores brasileiros fortaleçam sua posição no mercado global.
Investimentos em alternativas como o uso eficiente de insumos, a adoção de tecnologias agrícolas inovadoras e a diversificação de fornecedores podem reduzir a dependência externa e aumentar a competitividade do agronegócio nacional. “O planejamento antecipado e o monitoramento de variáveis como câmbio, taxa de juros e preços das commodities serão elementos essenciais para quem deseja maximizar os resultados na próxima safra”, afirma Guilherme Pereira, Head de Planejamento Estratégico da Orbia, a maior plataforma digital integrada do agronegócio na América Latina.
Neste contexto, empresas do setor têm promovido campanhas em períodos estratégicos, auxiliando os produtores a adquirirem insumos no melhor momento e com condições mais vantajosas. “A antecipação da compra e o acesso a campanhas específicas permitem que os produtores reduzam seus custos e garantam maior previsibilidade na gestão da lavoura”, destaca Pereira.
A Orbia, por exemplo, está promovendo uma campanha dos dias 10 de fevereiro a 2 de março, oferecendo descontos de 10% a 20% em sementes, fertilizantes, defensivos e bioinsumos, além da possibilidade de resgatar produtos e serviços em seu programa de fidelidade com condições especiais. Itens essenciais para a safra, como silo bolsa, conjunto de EPI agrícola, entre outros, e para o dia a dia, como produtos eletrônicos, também englobam as oportunidades para resgate. Ofertas relâmpago, frete grátis em produtos selecionados e outras ativações em regiões específicas do país são disponibilizadas durante a campanha.
A ação também traz condições especiais para o financiamento dos insumos agrícolas por meio da rede de soluções financeiras da Orbia, que possibilita o acesso a um limite de até R$ 500 mil e prazo de 12 meses para pagamento para os produtores cadastrados na Orbia, que atendam aos critérios dos seus parceiros financeiros. “Nosso objetivo é facilitar o acesso a insumos essenciais, permitindo que os produtores tenham mais tranquilidade na gestão de suas lavouras”, ressalta Robson Rizzon, CCO da empresa.
Intitulada como “Parceiros do Campo”, a iniciativa simboliza a parceria sólida entre a empresa e os produtores rurais, mostrando que, com toda a cadeia agrícola unida, é possível superar os desafios, colher os resultados e plantar um futuro ainda mais promissor para o agro brasileiro.
Com a possibilidade de acumular pontos nestas novas compras para trocar por novos produtos e serviços, a ação traz ainda mais retorno sobre os investimentos neste período de aquisição de insumos. O crescimento dos programas de fidelização reflete essa tendência: a ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização) anunciou um recorde no faturamento das empresas associadas à entidade. No terceiro trimestre de 2024, o montante faturado chegou aos R$ 5,6 bilhões, um aumento de 31,8% em relação ao mesmo período do ano anterior, sendo o maior já registrado pela entidade em um único trimestre. O valor ainda superou em 7,5% o segundo trimestre de 2024.
“Com o avanço da digitalização no agronegócio, os produtores têm à disposição novas formas de compra que garantem não apenas melhores preços e financiamento facilitado, mas também benefícios adicionais, como o acúmulo de pontos para reinvestimento na produção”, conclui Rizzon.
Diante desse cenário, o planejamento, a análise do mercado e a adoção de alternativas para a safra, como a possibilidade de compras em períodos promocionais, são fundamentais para que os produtores brasileiros superem os desafios da próxima safra e garantam boas margens de rentabilidade.