12 de agosto de 2013

Nova campanha da Basf quer aproximar urbano do rural

Um vídeo de dois minutos, desenvolvido pela agência e21, do Grupo MTCOM, é a principal peça da nova campanha publicitária da Basf: “Agricultura, o maior trabalho da Terra”, lançada no final de julho.

O filme conta a trajetória de um cidadão comum, desde seu nascimento até a idade adulta. Com linguagem emocional, o vídeo mostra a contribuição do trabalho do agricultor em todos os momentos da vida desse personagem. A ideia é apresentar o universo agrícola ao cidadão que vive no meio urbano, destacando a presença da agricultura no dia-a-dia dos sete bilhões de pessoas do planeta.

De acordo com Oswaldo Marques, diretor de marketing da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf para o Brasil, a definição da abordagem adotada na campanha sustentou-se no resultado da pesquisa realizada recentemente pela Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), em parceria com a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), que concluiu que mais de 40% dos entrevistados nos 12 principais centros urbanos brasileiros não compreendem o real significado da palavra agronegócio.

“Outro dado interessante dessa pesquisa é que 48,7% dos jovens, entre 16 e 24 anos, desconhecem a atividade do agronegócio; 25% deles definem a profissão de agricultor como pouco ou nada importante para a sociedade. Acreditamos que, por meio de ações multimídias como a que estamos conduzindo, poderemos levar informação qualificada sobre o agronegócio a esse público formador de opinião”, afirma.

A campanha terá duração de quatro meses e abrangerá a veiculação de mídia em TV, Rádio, peças online e impressas. Na web, a ideia é levar o internauta – por meio dos anúncios – ao site da campanha: www.planetafaminto.com.br.

A campanha Planeta Faminto é parte da estratégia da unidade de Proteção de Cultivos na América do Sul, cujo foco principal é a conscientização da população em geral sobre a importância do produtor rural e sua atividade. Em sua etapa anterior, essa mensagem também foi transmitida por meio do patrocínio ao Grêmio Recreativo de Escola de Samba Unidos de Vila Isabel, que conquistou o 1º lugar no desfile do grupo especial das Escolas de Samba do carnaval do Rio de Janeiro em 2013.

“Acreditamos em investimentos dessa natureza, que auxiliam na construção da reputação do segmento agrícola. Segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), em dez anos, a demanda mundial por alimentos crescerá 20% e o Brasil atenderá cerca de 40% desta demanda. Nos últimos 13 anos, ainda, o agronegócio tem contribuído decisivamente para o superávit primário do balanço comercial brasileiro. A Basf acredita que o agricultor brasileiro pode ajudar a alimentar o mundo de forma sustentável, daí a continuidade da campanha ‘Um Planeta Faminto’”, afirma Maurício Russomanno, vice-presidente da Unidade de Proteção de Cultivos da Basf para o Brasil.

Fonte: XComunicação

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