A Plant Health Care (PHC), empresa global do grupo P.I. Industries referência em soluções sustentáveis para bioestimulação e proteção de cultivos, vai apresentar na Feira Brasileira de Sementes (Febrasem) as suas tecnologias inovadoras a base de peptídeos elicitores, que pertencem à quarta geração de produtos microbiológicos desenvolvidos para controle de doenças e nematoides no cultivo de soja. A feira é promovida pela Associação dos Produtos de Sementes do Mato Grosso (Aprosmat), será realizada nos dias 11 e 12 deste mês, em Rondonópolis (MT), e é considerada um dos principais eventos nacionais do segmento de sementes.
O tema da quarta edição da Febrasem é “Sementes do Amanhã”. A feira é um ambiente rico para a troca de conhecimento e inovação com especialistas, produtores e grandes nomes do agronegócio. A proposta é atender aos anseios do agricultor que busca se atualizar sobre o papel do segmento de sementes no impulso à produtividade e sustentabilidade no campo.
A PHC está no Brasil há dez anos e vem ampliando sua contribuição para o avanço do agronegócio nacional, com tecnologias regenerativas que integram produtividade, sustentabilidade e segurança alimentar. Pioneira no mercado a oferecer tecnologias que permitem à planta responder seletivamente apenas aos microrganismos nocivos, que causam prejuízo ao seu desenvolvimento, a empresa marca presença neste Febrasem com duas disruptivas tecnologias: SAORI® e TEIKKO™.
Frutos de mais de 10 anos de investimento em P&D, as soluções desenvolvidas com a tecnologia PREtec permitem o desenvolvimento de produtos à base de proteínas elicitoras naturais (peptídeos), livres de resíduos e totalmente compatíveis com os manejos convencionais. Peptídeos elicitores de origem microbiológica, a 4ª geração de produtos microbiológicos:
SAORI® é o primeiro é o único fungicida aplicado em tratamento de sementes recomendado para o controle de doenças foliares em soja. Contribui desde a semeadura para o aumento de eficiência dos fungicidas foliares, reduzindo o desenvolvimento de resistência dos fungos aos fungicidas convencionais. Em soja seu uso já demonstrou maior proteção desde a emergência. Amplia a eficiência de fungicidas foliares (de 19% a 23%), retarda os sintomas de doenças, reduz a queda de folhas e melhora o enchimento de grãos, resultando em ganhos médios de produtividade entre 4% e 6% e ainda com a redução do uso de agroquímicos no manejo fitossanitário.
TEIKKO™ é a mais nova e inovadora solução a base de peptídeos para o controle de nematoides fitopatogênicos. Aplicado no tratamento de sementes tem efeito duradouro e estável mesmo em condições climáticas adversas. Com uma das menores dosagens do mercado e alta compatibilidade com tratamentos químicos, biológicos e nutricionais, inibe o desenvolvimento de nematoides nas raízes, reduzindo sua população no solo, oferecendo um controle superior a produtos biológicos. TEIKKO™ protege a planta de dentro para fora, ativando as defesas naturais da planta no controle de nematoides nocivos ao desenvolvimento da planta. Em soja, a tecnologia proporcionou redução de infestação semelhante ou superior à de bionematicidas líderes de mercado, com ganhos médios de até 6,4 sacas por hectare e maior facilidade de manuseio no tratamento de sementes.
Em decorrência das crescentes adversidades climáticas que impactam a produção agrícola, a adoção de peptídeos passa a ser uma estratégia técnica fundamental para mitigar os efeitos negativos e impulsionar a produtividade. Com a adoção de tal abordagem técnica inovadora, agricultores têm a oportunidade, não apenas de enfrentar os desafios climáticos, mas também de garantir a resiliência e prosperidade futuras de suas culturas, estabelecendo uma base sólida para a sustentabilidade a longo prazo do cultivo.