16 de junho de 2020

Inteligência artificial UNISOMA para sobrevivência

Nunca o caixa e a liquidez das empresas foi acompanhado tão de perto como agora, diante dos incontáveis impactos da pandemia do Coronavírus. São muitas as incertezas e mesmo para as grandes empresas, não há matrizes internacionais a quem pedir ajuda. O mundo todo está no mesmo barco. É esse o cenário que fez da tecnologia a protagonista de 2020. Seja na imediata (e talvez irreversível) flexibilização do trabalho remoto, ou home office, seja no aumento da necessidade de conexão, ou na relevância que a inteligência artificial ganhou, para garantir êxito no desempenho operacional e financeiro, além dos já habituais ganhos como otimização de tempo, qualidade, maior controle de governança.
“As ferramentas analíticas que antes eram utilizadas como diferencial competitivo, hoje fazem parte do protocolo diário de análise de redução de impactos e de busca por novas oportunidades em nossos clientes”, aponta Luciano Moura, Diretor Comercial da UNISOMA, empresa de tecnologia da informação com foco em desenvolvimento de soluções em inteligência artificial. Responsável por oferecer soluções analíticas para gigantes como a Marfrig, Tereos e Nexa, a empresa viu uma mudança na percepção de valor de suas ferramentas dentro de seu próprio mercado. A necessidade urgente de ampliação da capacidade em analisar dados rapidamente, de maneira organizada, e tendo como resultado simulações pautadas em dados, tornou a inteligência artificial ferramenta cotidiana para combate aos efeitos da pandemia.”Tornamos a ferramenta de uso cotidiano, apoiando tomadas de decisão em cenários de planejamento estratégico e orçamento”, destaca Adriano Castanheira, Commercial Concentrates & CoProducts da Nexa – empresa global de mineração e metalurgia de metais não-ferrosos, resultado da fusão da brasileira Votorantim Metais e a peruana Milpo. De acordo com Castanheira, a ferramenta ajuda a definir o momento das ‘viradas’ de produção, de venda e quais mercados atender em detrimento de outro. Com previsibilidade nula e incertezas para o segundo semestre, a Nexa prevê utilizar a ferramenta como suporte na reavaliação do budget, iniciando, já em maio, um novo ciclo de Planejamento Estratégico.

Na Marfrig, a agilidade na capacidade analítica também é o ponto de destaque do uso da inteligência artificial. “Como o câmbio é um influenciador direto do nosso negócio, com a ferramenta conseguimos rodar vários cenários de maneira que reduz a volatilidade e trava cenários um pouco mais previsíveis e, assim, podemos tomar melhores decisões, com confiabilidade no processo e robustez”, aponta Plínio Porto, gerente de Planejamento de S&OP da Marfrig.

A mesma percepção de cenários mais factíveis faz com que a Tereos, terceira maior produtora de açúcar do mundo, utilize a Inteligência artificial na área de planejamento. Julianne Versiani, gerente de S&OP e Supply Chain da Tereos, explica que “a conexão e interação dos dados permitem que, tanto as decisões táticas, quanto as estratégicas sejam suportadas por informações e cenários que consideram premissas e restrições dos stakeholders, que realmente entendem do processo e negócio. Testar esses cenários faz com que as estratégias comerciais e financeiras andem mais próximas das operações e com isso as mudanças se tornem mais suaves”, esclarece.

Para o diretor da UNISOMA, o legado pós-pandemia deve ser a aceleração da transformação digital das empresas. Vemos isso mais facilmente no crescimento vertiginoso do e-commerce, o mesmo deve acontecer com o uso da inteligência artificial em diversos outros processos decisórios nas empresas. “Independente se o cenário é de crise ou não, uma ferramenta de inteligência artificial com interface ágil, atualizações automatizadas, integração e elasticidade entre demandas e processos, fatalmente contribui para uma solução otimizada dentro das variáveis possíveis”, conclui Luciano, Diretor Comercial da UniSoma.

As empresas e seus projetos junto à UniSoma

Marfrig: Com uma oferta que consiste na suíte completa para planejamento analítico de vendas e operações (S&OP), a UniSoma atende a Marfrig desde 2015, fornecendo insights e previsões de demandas aderentes, que consideram tendências e sazonalidade de vendas. O modelo permite que agentes comerciais e de marketing colaborem no consenso dos planos de demanda, com informações atuais dos mercados, promoções, variações de preço, entre outros. Desta forma, os planos de operações da cadeia são feitos de maneira integrada, melhorando o resultado corporativa da empresa.Nexa: O desafio de tomar decisões complexas e com múltiplas restrições e variáveis envolvidas, referentes à compra e distribuição de minério de zinco ao redor do mundo foi o que aproximou a Nexa da UniSoma, em 2017. A solução consistiu, inicialmente, em um otimizador único, que coletava informações, consolidava os cenários e distribuía os resultados para análise dos vários interessados na empresa. Atualmente, uma nova arquitetura está em discussão, que permita o uso da ferramenta de forma distribuída entre todos os compradores, o que deve ampliar a atividade analítica na Nexa.

Tereos: Cliente da UniSoma desde 2016, a Tereos conta com uma solução de planejamento modularizado e integrado da cadeia sucroalcooleira, capaz de descomplicar e dar agilidade o processo dos ciclos mensais de S&OP, com a geração de planos de produção, venda e armazenagem. A ferramenta proporciona análises “What-if”, fazendo com que ideias, dúvidas, possibilidades, mercados, níveis de preços e demais aspectos do negócio sejam explorados e questionados, embasando as decisões táticas de industrialização e colheita, maximizando o resultado.

Sobre a UniSoma
Com 35 anos de existência e mais de 50 colaboradores, a UniSoma é uma empresa de tecnologia da informação com foco em desenvolvimento de soluções em inteligência artificial. É reconhecida por seus projetos em “advancaed analytics”, que utilizam dados, processos e algoritmos para realizar previsões, simular e otimizar ambientes de negócio, especialmente nos segmentos de agronegócio, alimentos e bebidas, sucroalcooleiras, farmacêutica, varejo, logística e transporte.
Confira: https://www.unisoma.com.br/ (HOME) ou https://www.unisoma.com.br/conteudos/ (cases e artigos)

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.