Na Marfrig, a agilidade na capacidade analítica também é o ponto de destaque do uso da inteligência artificial. “Como o câmbio é um influenciador direto do nosso negócio, com a ferramenta conseguimos rodar vários cenários de maneira que reduz a volatilidade e trava cenários um pouco mais previsíveis e, assim, podemos tomar melhores decisões, com confiabilidade no processo e robustez”, aponta Plínio Porto, gerente de Planejamento de S&OP da Marfrig.
A mesma percepção de cenários mais factíveis faz com que a Tereos, terceira maior produtora de açúcar do mundo, utilize a Inteligência artificial na área de planejamento. Julianne Versiani, gerente de S&OP e Supply Chain da Tereos, explica que “a conexão e interação dos dados permitem que, tanto as decisões táticas, quanto as estratégicas sejam suportadas por informações e cenários que consideram premissas e restrições dos stakeholders, que realmente entendem do processo e negócio. Testar esses cenários faz com que as estratégias comerciais e financeiras andem mais próximas das operações e com isso as mudanças se tornem mais suaves”, esclarece.
Para o diretor da UNISOMA, o legado pós-pandemia deve ser a aceleração da transformação digital das empresas. Vemos isso mais facilmente no crescimento vertiginoso do e-commerce, o mesmo deve acontecer com o uso da inteligência artificial em diversos outros processos decisórios nas empresas. “Independente se o cenário é de crise ou não, uma ferramenta de inteligência artificial com interface ágil, atualizações automatizadas, integração e elasticidade entre demandas e processos, fatalmente contribui para uma solução otimizada dentro das variáveis possíveis”, conclui Luciano, Diretor Comercial da UniSoma.
As empresas e seus projetos junto à UniSoma
Tereos: Cliente da UniSoma desde 2016, a Tereos conta com uma solução de planejamento modularizado e integrado da cadeia sucroalcooleira, capaz de descomplicar e dar agilidade o processo dos ciclos mensais de S&OP, com a geração de planos de produção, venda e armazenagem. A ferramenta proporciona análises “What-if”, fazendo com que ideias, dúvidas, possibilidades, mercados, níveis de preços e demais aspectos do negócio sejam explorados e questionados, embasando as decisões táticas de industrialização e colheita, maximizando o resultado.
Com 35 anos de existência e mais de 50 colaboradores, a UniSoma é uma empresa de tecnologia da informação com foco em desenvolvimento de soluções em inteligência artificial. É reconhecida por seus projetos em “advancaed analytics”, que utilizam dados, processos e algoritmos para realizar previsões, simular e otimizar ambientes de negócio, especialmente nos segmentos de agronegócio, alimentos e bebidas, sucroalcooleiras, farmacêutica, varejo, logística e transporte.