7 de março de 2024

ICL mostra soluções na Expodireto e destaca formação do perfil do solo

Após dois anos de déficit hídrico e um momento favorável pós-chuvas para que tetos produtivos sejam bastante superiores para a soja, a ICL chega a esta edição da Expodireto Cotrijal, que acontece de 4 a 8 de março, em Não-Me-Toque (RS), levando as soluções da marca em nutrição e fisiologia de plantas para os produtores gaúchos impulsionarem ainda mais suas lavouras, que, em algumas regiões, já estão sendo colhidas.

“Os grãos estão com preços menores e é preciso avaliar a melhor estratégia para se ter mais rentabilidade. Produzir mais com tecnologia de nutrição para todas as fases da cultura é, sem dúvida, um caminho”, afirma Andersom Einhardt (foto abaixo, à esquerda), consultor de Desenvolvimento de Mercado da ICL. O engenheiro agrônomo explica que em todas as suas fases a planta pode perder potencial produtivo e é preciso estar atento para minimizar essas perdas. “No Norte do Rio Grande do Sul, por exemplo, o aumento de produtividade pode chegar a 3,4 sacas a mais por hectare apenas com aplicação de nutrição foliar na fase final, segundo estudos feitos por nossa equipe em campos demonstrativos das safras 21/22 e 22/23. Com um programa de nutrição durante todo o ciclo, o resultado, sem dúvida, seria ainda maior”, garante.

Segundo o profissional, no caso do milho, outra opção da safra gaúcha que também está em fase de colheita, as chuvas trouxeram maior pressão de doenças, visto que os patógenos se multiplicam mais rapidamente e, consequentemente, reduzem a produção de grãos. Mas ele ressalta que as plantas mais bem nutridas, com um sistema radicular e tecido bem formados estão suportando melhor essas intempéries.

“O Zinco (Zn) e o Boro (B) são micronutrientes essenciais para elas, desempenhando papéis cruciais na estruturação e no funcionamento adequado de seus tecidos. O Zinco, por exemplo, está envolvido na síntese de fitoalexinas, que são compostos de defesa produzidos pelas plantas em resposta a patógenos. Este ano estamos tendo um problema sério em algumas regiões, com o desequilíbrio nutricional das plantas pela falta dele. Porém, se mais bem cuidadas com soluções nutricionais, as plantas terão melhor resposta na produtividade mesmo com essas adversidades”, reforça.

Espaço tem estações para orientação  – A companhia terá um estande de 50 metros quadrados, no qual o agricultor encontra a consolidação da estrutura global da ICL e poderá conferir:

Estação solos + tratamento de sementes: é apresentada a linha de fertilizantes de maior tecnologia embarcada, de eficiência aprimorada: Sulfurgran B-max, Phusion, Potash Plus e Polyblen. Também são demonstradas as tecnologias voltadas para tratamento de sementes na soja (UP! Seeds) e em gramíneas, com NutriFlow, que, aplicado diretamente na caixa da plantadeira, fornece nutrientes e estímulos fisiológicos importantes para o desenvolvimento da planta.

Estação foliares: Produtos que fazem parte do programa Soja Supra* (UP! Seeds, Tônus, Bioz Kellus Inox, Concorde e NutriDuo) e que atuam em todos os momentos do crescimento da cultura, focando nos principais estágios, trazendo mais nódulos às raízes e mitigando processos de estresse.

“Focamos na divulgação do programa de nutrição Soja Supra, solução integrada com efeitos sinérgicos que apresenta como benefícios nutrição equilibrada ao longo do ciclo, otimização operacional, segurança de aplicação e tolerância à estresse, levando à maior produtividade e rentabilidade”, diz Einhardt.

Condicionadores de solo – O solo é um fator de produção primordial, pois suporta o crescimento e desenvolvimento das plantas, fornece nutrientes e um ambiente adequado para que elas se desenvolvam. Hábitat de micro-organismos e reservatório de água, é rico em diversidade e atividade biológica, promove a ciclagem de nutrientes e o crescimento e desenvolvimento das plantas. “É por isso que, ao observarmos diferentes culturas, todas respondem ao aumento de produtividade quando cuidamos de forma mais eficiente do nosso solo”, esclarece Evandro Carlos Binsfeld (foto acima, à esquerda), engenheiro agrônomo e responsável comercial pela Região Sul da Dimicron, que também estará presenta na feira.

Segundo Binsfeld, a utilização de condicionadores de solo auxilia no aumento da produtividade da cultura, já que favorece o desenvolvimento das raízes, resultando em maior massa e volume no solo. “Isso garante maior intensidade de ação dessas raízes no sistema solo, mais coloração e desenvolvimento das folhas devido ao melhor aproveitamento nutricional e hídrico, possibilitando melhor desenvolvimento do vegetal. E, ainda, maior diâmetro de colmo, promovendo maior sustentação e desenvolvimento da planta”, informa.

“Sabemos que o grande apelo diferencial da agricultura moderna é a construção de perfil de solo. Todos os campeões de produtividade do País trabalham nesse quesito. Quem consegue seguir nesse sentido, tem um diferencial com altos tetos produtivos em suas lavouras. E, claro, uma adubação equilibrada ajuda ainda mais”, lembra.

Painel  – Telmo Amado, professor da Universidade de Santa Maria, mediou um debate a ser realizado no estande da ICL na quarta-feira, 6 de março, às 14h, sobre Manejo do solo para produtividade e sustentabilidade: lições do Centro-Oeste e do Sul do Brasil. Participaram da discussão, aberta a agricultores,Murilo Teixeira (Estância Cerro do Ouro), Laércio Dalla Vecchia (produtor rural de Mangueirinha – PR), Elton Zanella (produtor rural e sócio-proprietário da Agrícola Zanella – MT) e Rodrigo Buffon (consultor, SPD Soil Diagnóstic).
O “Programa Construindo Plantas 360”, da Dimicron, também é um diferencial para quem visitar o estande.

Serviço

Expodireto Cotrijal

Data: 4 a 8 de março

Estande / endereço: Lote 558 – Avenida C

Município: Não-Me-Toque (RS)

 

Sobre a ICL – ICL Group Ltd. é uma empresa global líder em minerais especializados, que desenvolve soluções impactantes para os desafios de sustentabilidade da humanidade nos mercados de alimentos, agricultura e indústria. A ICL utiliza seus recursos exclusivos de bromo, potássio e fosfato, sua força de trabalho profissional global e sua P&D focada em sustentabilidade e recursos de inovação tecnológica para impulsionar o crescimento da empresa em seus mercados finais. As ações da ICL são listadas duplamente na Bolsa de Valores de Nova York e na Bolsa de Valores de Tel Aviv (NYSE e TASE: ICL). A empresa emprega mais de 12,5 mil pessoas em todo o mundo e sua receita em 2023 totalizou aproximadamente US$ 7,5 bilhões. Na América do Sul, a ICL controla também as marcas Dimicron, Maximus e Aminoagro.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.