Com 45 anos de mercado, a Guabi é uma das mais importantes empresas de nutrição e saúde animal do Brasil. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros e exporta frequentemente para mais de 30 países. Atualmente, a empresa conta com aproximadamente 1.000 funcionários, distribuídos em cinco unidades fabris pelo Brasil, além de dois Centros de Distribuição localizados na região Nordeste e de seu Escritório Nacional, em Campinas (SP).
Em meio a pandemia do coronavírus (Covid 19), a Guabi adotou novas estratégias para manter toda a operação em funcionamento. “No início da crise, enfrentamos algumas dificuldades. Um dos grandes desafios era continuar a produzir, mas sem a indefinição de um dos maiores fornecedores de vitaminas, que é a China. Parte de nossa matéria-prima está no mercado interno, mas importamos várias também. Com este novo cenário, reestruturamos todos os processos logísticos, de estocagem e de produção, para que possamos garantir o fornecimento de rações para toda a cadeia produtiva de proteína (bovinos, aves, suínos, entre outros). O objetivo é oferecer um ambiente salutar tanto para os nossos colaboradores como para os fornecedores. Adotamos todas as regras sanitárias, para que possamos garantir a segurança de nossos produtos a serem entregues nas fazendas, nos pequenos, médios e grandes criadores e pecuaristas”, explica o diretor de Vendas e Marketing da Guabi, André Litmanowicz.
Atualmente, a produção da Guabi é de 30 mil toneladas mês. “São em torno de 1.300 caminhões chegando com matéria-prima nas fábricas e 1.400 saindo com produtos para todo o Brasil. Fizemos todo um trabalho de conscientização de segurança da saúde com todos os colaboradores fornecedores, para que toda a cadeia possa continuar produzindo. Nosso lema sempre foi Valor à Vida”, complementa Lit. Nas fábricas, nenhuma linha de produção está parada. Nas áreas administrativas, foi adotado o sistema remoto. ‘Mas o trabalho da Guabi sempre foi de muita parceria com o criador, realizando visitas no campo para atender as reais necessidades de cada um. Hoje, toda nossa equipe está trabalhando home office. São mais de 300 colaboradores na linha de frente (comercial) atendendo de forma única nossos parceiros. Para substituir esta ausência física, a Guabi tem produzido vídeos explicativos, informativos (newsletters), teleconferência, entre outros”, ressalta André.
Atual cenário da Guabi
Equipe administrativa em sistema home office. Utilização de plataformas tecnológicas e mídias sociais para contatar seus colaboradores e os criadores e pecuarista em todo território nacional.
Produção: todos os colaboradores estão trabalhando, respeitando todas as normas de segurança sanitárias para preservar sua saúde.
Dificuldades enfrentadas: Problemas nas estradas devido a algumas diretrizes federais, estaduais e municipais. A Guabi tem mantido o diálogo com todas as entidades, para que não haja qualquer impedimento de seguir com a carga nas estradas.
De acordo com a ABIEC, a projeção é de que a produção brasileira de carne bovina seja 35,5% maior do que o volume consumido no País. Essa produção já está contratada com as operações em andamento nas fazendas, e, por conta da dinâmica da cadeia produtiva, não pode ser interrompida. Ou seja, os volumes serão produzidos e não há riscos de desabastecimentos de proteína.