27 de outubro de 2017

GAtec lança plataforma completa de gerenciamento agrícola

O SimpleFarm, um software multiplataforma que atenderá, em uma base única, produtores de culturas anuais, semi-perenes, perenes e pecuária, é o primeiro sistema no agronegócio totalmente utilizado via navegador (browser), que pode ser acessado de qualquer computador conectado à internet, na forma de um website.

Os principais diferenciais do SimpleFarm são a integração de todas as áreas dentro da empresa, a simplicidade de uso e possibilidade de hospedagem em “cloud” (na nuvem), diminuindo os investimentos em hardware.

Para começar a usar o SimpleFarm, o usuário cadastra todas as informações básicas pertinentes ao controle agrícola no sistema. A partir dessas informações, planeja o que fazer em suas áreas, para aproveitar da melhor maneira possível os recursos disponíveis, como máquinas agrícolas, mão de obra e insumos (fertilizantes, corretivos de solo, defensivos e combustíveis, entre outros).

A próxima etapa é o início da operação, em que os recursos são empregados e monitorados por ferramentas fáceis de usar, na forma de boletins, gráficos e mapas temáticos de suas áreas. Os dados gerados na lavoura são digitados em coletores de dados e tablets, sendo transmitidos para o SimpleFarm pela internet. Ao final, o usuário tem os resultados planejados e realizados de todas as operações e o custo, possibilitando o melhor aproveitamento dos recursos para minimizar gastos e maximizar o lucro da operação. “Não é possível economizar no que não se pode controlar”, comenta o engenheiro agrônomo Leonardo Ramos, diretor agrícola da GAtec e responsável pelo desenvolvimento do SimpleFarm.

Os usuários do SimpleFarm podem, por exemplo, perguntar ao Chatbot Melissa – um assistente de informações com voz feminina desenvolvido com tecnologias cognitivas da IBM (IBM-Watson) – em que partes de suas fazendas há níveis preocupantes de pragas ou, ainda, quais variedades de cana-de-açúcar tiveram melhor performance. “Melissa entende as perguntas que o usuário faz e analisa as informações que possui na base de dados para responder às questões. Tudo de forma muito simples e interativa. É algo inovador e disruptivo no mercado agro”, explica Ramos.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.