3 de abril de 2024

Fungicida correto é fundamental para controlar ferrugem-asiática

Lançamento da Corteva Agriscience, Aproach® Premium é um produto sítio específico com mistura tripla e efetivo no controle à doença.

 

Na safra 2023/24, que está em andamento, a projeção da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é de produção de 146,9 milhões de toneladas de soja. Para que este volume seja atingido ao final da temporada, é necessário, entre outros fatores, um controle efetivo da ferrugem-asiática, uma das principais doenças que afetam a oleaginosa.

 

Para controlar estes patógenos, é fundamental a escolha e aplicação corretas do fungicida e, para ajudar o produtor neste desafio, a Corteva Agriscience lança o Aproach® Premium, um fungicida com duas moléculas de sítio específico e um multissítio em uma mistura tripla, possuindo três modos de ação diferentes, oferecendo um maior espectro e alta efetividade de controle da doença, além de baixa dosagem de aplicação (0,7l/hectare), rápida absorção pela planta, eficácia para o manejo de resistência e efeito bactericida, complementando o portfólio da Corteva no segmento.

 

“Para que o Brasil continue sendo protagonista na produção de grãos, sobretudo em soja, é necessário o manejo efetivo das doenças que podem trazer perdas produtivas às lavouras. Por isso, para ampliar o portfólio de proteção de cultivos já amplamente utilizado pelos produtores, a Corteva lança o Aproach® Premium, um fungicida sítio específico com mistura tripla, formulação líquida e com maior controle na última aplicação do ciclo da cultura da soja”, destaca Marcus Fiorini, Líder do Portfólio de Fungicidas da Corteva Agriscience para o Brasil e Paraguai. Aproach® Premium também possui mais ativos em sua formulação, diminuindo a probabilidade de desenvolvimento da resistência dos patógenos.


Pesquisas reforçam efetividade A ferrugem-asiática é uma das principais doenças que podem causar perdas produtivas à oleaginosa. Segundo o Consórcio Antiferrugem, em 2023 foram reportadas 130 ocorrências do patógeno, um aumento de 490,9% em relalção ao ano anterior, quando apenas 22 registros de ferrugem-asiática foram feitos. Atualmente, segundo o mesmo Consórcio, há, 111 casos da doença no país, nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.

 

Pesquisas realizadas pela Corteva, na safra 2022/23, em cinco locais (dois em Mato Grosso, dois no Paraná, um em São Paulo) reforçaram a efetividade de Aproach® Premium no controle da ferrugem-asiática. Segundo os ensaios, o produto apresentou eficiência acima de 70% com a aplicação do fungicida em doses de 1000 ml por hectare (ml/ha) em todas as etapas da cultura.

 

“Com Aproach® Premium, o sojicultor tem à sua disposição uma solução em proteção de cultivos com diferentes modos de ação, de forma sistêmica, permitindo maior controle na última aplicação do ciclo da cultura da soja, reforçando o manejo deste patógeno, que traz prejuízos severos à oleaginosa. Agora, o agricultor tem a confiança de um produto que ajudará no desafio de manter altas produtividades sem intempéries durante o ciclo”, encerra Fiorini.

 

Aproach® Premium, assim como Aproach® Power e outros produtos da Corteva, possuem a tecnologia OnmiraTM Active, a estrobilurina desenvolvida pela empresa, que oferece amplo espectro de controle do complexo de doenças da soja. E todos os fungicidas fazem parte do Manejo Campeão OnmiraTM, programa da empresa para o controle de doenças da soja de forma eficiente, com um portfólio completo com formulações inovadoras para qualquer região do país.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.