Plataforma de negócios em lançamento no Brasil reduz custos de clientes com tecnologias na faixa de 30% a 50%.
Com clientes em diferentes segmentos no agronegócio brasileiro, pela oferta de um amplo portfólio de tecnologias em agricultura digital, a canadense Farmers Edge lança oficialmente no país uma plataforma de negócios chamada de Serviços de Tecnologias Gerenciadas ou ‘Managed Services’. O modelo visa a atender empresas do agro por meio da terceirização da estratégia de digitalização, com foco no monitoramento agrícola, segundo o vice-presidente da companhia para a América Latina, Celso Macedo.
“Trata-se de um conjunto robusto, abrangente, de soluções com aplicações relacionadas a serviços financeiros, produtividade agrícola, eficiência na cadeia de insumos, gestão de riscos, capacitação de vendas, rastreabilidade de insumos e sustentabilidade”, resume Macedo.
Segundo ele, a expectativa é a de replicar em larga escala no Brasil um ‘ecossistema’ exclusivo da Farmers Edge, em funcionamento em vários países, que combina dados, tecnologia e expertise agronômica e, nos dias de hoje, reúne 25 milhões de hectares monitorados, além de mais de 200 ferramentas desenvolvidas por meio de parcerias com gigantes como Google Cloud e IBM.
Conforme Macedo, a plataforma ‘Managed Services’ funciona ancorada em análises resultantes de hardware e software de última geração, alimentados por uma combinação entre sensores de campo, inteligência artificial, análises de big data, mapeamento georreferenciado, APPs e estações meteorológicas, entre outros recursos de ponta.
“O foco da plataforma Serviços de Tecnologias Gerenciadas está, sobretudo, no enfrentamento dos maiores desafios tecnológicos da agricultura: controle de custos, tecnologia conectada, gestão de mudanças climáticas”, exemplifica Macedo. “A utilização desse ecossistema reduz custos dos clientes com tecnologias na faixa de 30% a 50%. Otimiza e melhora a adoção de recursos e fomenta o aumento da produtividade e da rentabilidade dos produtores.”
São alvos principais da nova estratégia no Brasil, de acordo com Macedo, os setores de financiamento e seguros, revendas agrícolas, empresas e propriedades voltadas à melhora dos padrões de produtividade, sustentabilidade e rastreabilidade da produção agrícola. Segundo o executivo, dados globais da Farmers Edge demonstram que as tecnologias gerenciadas da companhia já resultaram, em pouco tempo, em reduções significativas de carbono envolvendo mais de 4 milhões de hectares.
“Estamos aptos a atender ao mercado brasileiro, com excelência, em processos de transição digital nas propriedades e empresas do agronegócio”, diz Macedo. “Além de consultoria tecnológica, entregamos licenciamento de dados e desenvolvimento personalizado de sistemas, serviços essenciais neste momento em que crescem a demanda por alimentos e também as exigências locais e globais por sustentabilidade e rastreabilidade”, finaliza Macedo.
Sobre a Farmers Edge – Aberta no Canadá há 17 anos, a Farmers Edge é líder global em agricultura digital. A companhia entrega uma plataforma digital abrangente e leva lucratividade e sustentabilidade à cadeia agrícola. Há sete anos atuante no Brasil, a Farmers Edge mantém no país em torno de 600 estações meteorológicas, atende mais de 300 clientes e está sediada na cidade de Campinas (SP).