20 de abril de 2023

Excalia Max gera ganho de até duas sacas de soja por hectare

Produto desenvolvido pela Sumitomo Chemical completou um ano de uso nos campos brasileiros, estando presente em mais de 3 mil áreas de teste e demonstração.

Resultado de dez anos de pesquisa da Sumitomo Chemical, o Excalia Max vem demonstrando um incremento ao redor de 2 sacas de soja por hectare na safra 22/23. O fungicida controla as quatro mais importantes doenças da soja: a ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi), a mancha alvo (Corynespora cassiicola), o crestamento foliar (Cercospora kikuchii) e a mancha parda (Septoria glycines), as duas últimas doenças de fim de ciclo.

​O Excalia Max completou este mês um ano de contribuição para o desenvolvimento das lavouras brasileiras. Na última safra, foram mais de 3 mil campos demonstrativos com o fungicida em diversas regiões produtoras no Brasil.

“Desses campos, já temos dados em mais de 60% das áreas colhidas até o momento que mostram o incremento de produtividade comparado aos tradicionais fungicidas hoje utilizados”, explica Rafael Pereira, gerente de Ativos Fungicidas e líder do Cultivo da Soja da Sumitomo Chemical.

Composição – Com uma composição inédita no mercado, a solução tem amplo espectro de controle para a proteção do potencial produtivo da soja. O Excalia Max é um produto sistêmico por excelência e contém o Indiflin, molécula que a companhia trouxe ao mercado, com rápida absorção pelas folhas. Além do Indiflin, que faz parte do grupo das carboxamidas, o fungicida tem como ingrediente ativo o Tebuconazol, pertencente ao grupo dos triazóis.

A ferrugem asiática é a principal e mais destrutiva doença foliar da cultura da soja. Ela pode atacar em qualquer estágio da planta, que, quando infectada, sofre de desfolha precoce, comprometendo a formação e o enchimento de vagens. Os danos podem chegar a 90% da produção.

Já a mancha alvo ocasiona lesões circulares nas folhas, com um ponto escuro no centro, como um alvo, daí o nome. Além das folhas, ataca pecíolos (parte que prende a folha ao ramo), hastes e vagens. A mancha alvo pode gerar perdas de até 40% na produtividade.

O crestamento foliar é encontrado em todas as regiões produtoras de soja do Brasil, podendo reduzir o rendimento em mais de 20%. Por fim, a mancha parda causa lesões circulares, de cor vinho, e posteriormente necrose.

“O Excalia Max, sem dúvida, é a principal solução para o combate dos mais impactantes patógenos da soja, protegendo com muita eficiência a rentabilidade do agricultor, que durante anos não tinha como se defender, com seus investimentos ficando a mercê do acaso”, destaca Pereira.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.