19 de outubro de 2023

Estudo sobre café vence etapa do Desafio do Microbioma Brasil

No último dia 03, ocorreu a Etapa Cerrado Leste da quarta edição do Desafio Microbioma Brasil (DMB), evento promovido pela empresa Microgeo, que visa incentivar a discussão sobre a importância do microbioma na agricultura. Dividido em quatro etapas: Cerrado Leste, Cerrado Oeste, Sul e Cana-de-Açúcar, o DMB seleciona os finalistas que concorrerão ao grande prêmio final.

Com a participação de nove trabalhos inscritos, a etapa do Cerrado Leste marcou o início dessa competição acirrada. A banca avaliadora foi composta por Dr Fernando Andreote, da ESALQ/USP, Dr. Solismar Venzke Filho, da Rotar Consultoria Agronômica, e Dr. Murillo Lobo Jr., da Embrapa Arroz e Feijão. Os especialistas renomados avaliaram a qualidade das pesquisas e também a apresentação dos consultores participantes.

O trabalho vencedor desta etapa direcionou suas análises aos efeitos da utilização da Biotecnologia Microgeo® na cultura do café. Realizado pela Suprema Agronegócios, de Monte Carmelo (MG), o estudo teve como objetivo avaliar as características fisiológicas das plantas de café e investigar as mudanças nas atividades químicas, físicas e biológicas do solo ao longo de cinco anos.

O pesquisador Maycon Leandro Soares analisou as diferentes espécies de microrganismos presentes no solo, tanto na área que recebeu a Biotecnologia Microgeo® quanto na área de controle. Um ponto de destaque foi a redução expressiva do fungo oportunista, fusarium, que foi drasticamente diminuído na área tratada com Microgeo.

“Essa redução expressiva do fusarium trouxe resultados muito positivos, refletindo em ganhos de produção”, explicou Maycon durante sua apresentação.

Os estudos mostraram que o uso da Biotecnologia Microgeo® promoveu melhorias significativas nos atributos físicos, químicos e biológicos do solo e das plantas. Essas melhorias resultaram em aumento da produção em três safras consecutivas. Além disso, ficou evidente que a interação da comunidade de microrganismos no microbioma do solo, em conjunto com o manejo da cultura, desempenha um papel importante na estruturação física do solo.

Caio Suppia, diretor de marketing da Microgeo, reforçou que o DMB tem o intuito de incentivar a discussão sobre a importância do microbioma na agricultura. “Nós buscamos e incentivamos novas práticas de manejo biológico para suprir as necessidades de produção, promover a sustentabilidade no sistema agrícola e melhorar a qualidade de vida no planeta. Além disso, o evento tem o objetivo de democratizar o conhecimento e integrar pesquisadores, consultores e produtores”, disse.

Os vencedores das etapas regionais do DMB são premiados com vouchers para viagem, enquanto o vencedor da etapa nacional será premiado com uma viagem com todas as despesas pagas para expor seu trabalho no Plant Microbiome Symposium em 2024, em Amsterdã, na Holanda. Nas últimas edições, o simpósio internacional ocorreu na Escócia (2022) e no Equador (2023).

Sobre a Microgeo – Fundada em 2000 na cidade de Limeira (SP), a Microgeo é uma empresa 100% brasileira do setor de biológicos, focada na produção e comercialização da inovadora tecnologia Microgeo®. Esse componente balanceado nutre, regula e mantém o Processo de Compostagem Líquida Contínua (CLC), maneja e restabelece o microbioma do solo. Presente em todos os estados do Brasil, além de países vizinhos como Paraguai e Uruguai, a Biotecnologia Microgeo® pode ser aplicada via pulverização, fertirrigação, independentemente das condições climáticas e em conjunto com outros insumos, como defensivos químicos ou biológicos e fertilizantes.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.