Sustentabilidade, nutrição animal para melhoria do desempenho do rebanho e controle parasitário são os destaques da participação da Elanco na Expointer 2025, uma das principais feiras do setor agropecuário do Brasil, em Esteio (RS), dos dias 30 de agosto a 7 de setembro. Como fomento à pecuária sustentável, a Elanco lançará no evento o Eficiência Positiva+.
“O Eficiência Positiva+ apoia o produtor na adoção de tecnologias que aumentam a produtividade e a rentabilidade do negócio, ao mesmo tempo em que reduzem impactos ao meio ambiente e usam recursos naturais de maneira mais sustentável e inteligente”, diz Renata Fernandes, zootecnista e Líder em Sustentabilidade da Elanco, que estará ao lado de especialistas e do time da empresa na Estância Elanco, casa com 236 m2 de área construída, localizada em uma das principais avenidas da feira.
Renata explica que o programa é uma nova abordagem para a gestão responsável do negócio, que também oferece ferramentas para que o produtor mensure, acompanhe e comprove resultados de práticas e escolhas mais sustentáveis no processo produtivo. “O Eficiência Positiva+ torna claro para o pecuarista que sustentabilidade é consequência da eficiência aplicada em diversas frentes, muitas delas de baixo custo e alto impacto. Vamos debater essas oportunidades na Expointer.”
Estratégia nutricional – caminho para a sustentabilidade – Uma delas está no manejo nutricional do rebanho. A Elanco mostrará ao produtor como e por qual razão a nutrição é chave para aliar produtividade no campo com cuidado ambiental. A empresa conversará com os presentes sobre as tecnologias do ZimprovaTM e do RumensinTM, ambos aditivos melhoradores de desempenho para bovinocultura do portfólio da Elanco, com impacto positivo tanto sobre o rebanho quanto sobre o meio ambiente.
“O ZimprovaTM é o primeiro produto de uso exclusivo veterinário a receber do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) a aprovação formal para mitigar a emissão do gás metano, proveniente da pecuária de corte; e o RumensinTM , que acaba de completar 50 anos de mercado, recebeu da auditora FairFood o selo de produto redutor da pegada de carbono por também contribuir para a redução da emissão do gás, que é de efeito estufa”, explica Pedro Sbardella, gerente de marketing de Ruminantes da Elanco Saúde Animal
A narasina, princípio ativo do ZimprovaTM, é eficaz em estimular o desempenho do rebanho e produtividade do pecuarista. Estudo da Elanco, realizado em parceria com a Esalq/USP, comprovou que, aliada a um pasto de qualidade, a suplementação com a narasina faz com que a propriedade de corte produza até 1,1 arroba a mais por animal/ano. “Agora, por meio de um novo levantamento científico, atestamos que a narasina é também eficaz à redução na formação de metano no rúmen do animal e, consequentemente, na emissão do gás”, acrescenta Nuno Rodrigues, gerente de Linha Premix da divisão Ruminantes da Elanco
No caso do RumensinTM, Nuno explica que uma meta-análise publicada no ano passado compilou 20 estudos que evidenciaram o potencial do produto para a redução da emissão do metano, em diferentes condições de produção pecuária. “Além disso, estudos demonstram que o Rumensin™ resulta em maior carcaça e na economia de até 11,8 kg de matéria seca por arroba produzida”, destaca.
Controle parasitário – sanidade essencial – Se há um fator que pode prejudicar a saúde e a gestão sustentável dos animais e da fazenda é a incidência de parasitos. O problema é complexo, pode causar perdas de aproximadamente US$ 13,2 bilhões por ano no Brasil e será um dos temas abordados pela Elanco na Expointer.
No caso do carrapato, o controle das infestações é particularmente desafiador porque o ciclo reprodutivo desse parasito tem um ritmo de crescimento exponencial. “Para se ter uma ideia, cada fêmea de carrapato é capaz de produzir até três mil ovos. Ou seja, cada mil fêmeas que caem no solo, encerrando seu ciclo evolutivo, podem gerar três milhões de novos parasitos. Basta que a fazenda tenha 50 animais com 20 carrapatos cada para que cheguemos a um cenário de infestação complicado”, diz Octaviano Pereira Neto, médico-veterinário e consultor Técnico de Bovinos de Corte da Elanco.
Ao longo da Expointer, os especialistas da Elanco conversarão com os produtores sobre os protocolos do Programa Integrado de Controle de Carrapatos (PICC), que propõe o uso combinado de soluções para a sanidade e produtividade do animal. “A estratégia é multifocal e mescla a administração do carrapaticida Acatak™ Pour On com o endectocida Ezatect™”, explica Octaviano.
A solução Acatak™ Pour On livra o rebanho de corte da infestação e espoliação do carrapato, inclusive os mais resistentes. Já o Ezatect™ é o único do mercado que alia o efeito de três moléculas (ivermectina, doramectina e abamectina) para controlar simultaneamente carrapatos, larvas de bicheiras e verminoses no rebanho. Segundo a empresa, cerca de oito milhões de animais já foram tratados com Ezatect™ em propriedades de todas as regiões do país.
20 anos no controle de moscas domésticas – A Elanco será mais uma vez a responsável pelo controle de moscas domésticas na Expointer, com o uso do AgitaTM 10 WG, único produto do mercado que une em sua composição açúcar e feromônio sexual para atrair e eliminar as moscas na fase adulta. “Na edição deste ano completamos duas décadas da realização desse trabalho na feira, controlando a presença desses insetos, que são vetores de transmissão para mais de 100 tipos de doenças. É uma iniciativa de saúde animal e pública, que fazemos, este ano, em parceria com a Federação da Associações de Criadores de Animais de Raça e com a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul”, celebra Octaviano.