24 de julho de 2024

CRAS Agro apresenta novas sementes de amendoim em evento sobre safra

As novas sementes da CRAS Agro, unidade de negócios da CRAS Brasil, maior exportadora de óleo de amendoim do país, foram lançadas oficialmente para comercialização durante o evento de apresentação do Plano Safra 2024/24 realizado pela empresa em Itaju (SP). As variedades que entram no mercado nesse ano são a IAC 503, a IAC 505 e a IAC OL3. Elas são certificadas, portanto possuem controle de pureza varietal, o que confere maior produtividade e melhor performance. Além disso, já são conhecidas dos produtores com os quais a CRAS inicia seu processo de comercialização.

Essas variedades apresentam um ótimo desempenho e ciclos de produção diferentes entre si. Começando pela precocidade da IAC OL3, que proporciona menor tempo de cultivo, passando pelo ciclo médio-tardio da IAC 505 e chegando a uma variedade tardia, como a IAC 503, com maior resistência à incidência de pragas e ao estresse hídrico, possibilitando ao produtor realizar um planejamento de plantio e colheita de sua lavoura. Todas são altamente produtivas, especialmente a IAC 505, que tem maior teor de óleo e boa tolerância a doenças foliares, com ciclo médio de 140 dias do plantio até a colheita.

O encontro, promovido pela CRAS Agro em conjunto com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Instituto Agronômico (IAC) de Campinas, teve a participação do coordenador de pesquisa do amendoim do IAC, Ignácio Godoy, e reuniu dezenas de produtores na unidade industrial da empresa, localizada em Itaju (SP). Na ocasião, também foi discutido o efeito da estiagem prolongada desse ciclo nas variedades e houve a apresentação de dados sobre a produção nacional e o mercado.

“Estamos muito animados com mais este passo, ao disponibilizar para o mercado nossas sementes, que vão oferecer uma série de vantagens para os produtores parceiros. E, para isso, é fundamental mantermos a parceria com instituições como a Embrapa e o IAC. Ao lado delas, conseguimos desenvolver variedades mais resistentes e nutritivas, que também contribuem com a sustentabilidade e o incremento do solo e dos campos”, afirma Rodrigo Chitarelli, diretor-presidente da CRAS Brasil.

Esses benefícios garantem vantagens tanto para os produtores quanto para os beneficiadores. Isso porque há redução significativa dos custos de produção, aumento do rendimento para a indústria, com maior produtividade, e possibilidade de competição na distribuição de áreas para plantio, cada vez mais escassas.

O amendoim alto oleico possui entre 70% a 80% de ácido oleico na sua composição, garantindo ao óleo e aos produtos de amendoim maior durabilidade, e, consequentemente, mais tempo na prateleira, além de maior resistência à oxidação. A riqueza em ácidos monoinsaturados torna o produto vantajoso também no aspecto nutricional, uma vez que dietas ricas em ácidos graxos monoinsaturados ajudam na redução de triglicerídeos e no aumento do HDL, conhecido como o bom colesterol. O encontro com os produtores marcou também a apresentação das novas variedades IAC 677, do IAC, e BR 423, 425 e 427, da Embrapa. Elas entram agora em fase de multiplicação nos campos, em parceria com a CRAS Agro.

A empresa alerta para o perigo representado pelas sementes ilegais, ou “piratas”, que são aquelas sem qualquer tipo de certificação ou garantia de procedência e levam à menor produtividade, devido à qualidade inferior de germinação, e possibilitam a disseminação de pragas e doenças entre regiões e propriedades. A empresa ressalta a importância do uso de sementes certificadas, que são produzidas de acordo com os requisitos exigidos pela legislação. Para isso, são submetidas aos mais rígidos testes nas fases de desenvolvimento e geração. A utilização delas permite a uniformidade das lavouras e maior produtividade.  Além disso, as empresas que as produzem devem possuir o Registro Nacional de Sementes e Mudas (RENASEM).

CRAS Brasil – Fundada em 2011, a CRAS Brasil atua na originação, industrialização e comercialização de commodities agrícolas: agronegócio (processamento de amendoim), madeiras beneficiadas e trading (soja, milho, glicerina). Líder brasileira na exportação de óleo de amendoim para a China, a empresa também comercializa farelo de amendoim para nutrição animal no mercado interno, farelo de soja, comercialização de madeiras proveniente de manejo sustentável e com certificação FSC® como ipê, maçaranduba, angelim-vermelho, cumaru. Ainda possui unidades de energia e comercialização de glicerina bruta, refinada e sebo bovino. Sua matriz está localizada em Petrópolis (RJ) e possui empresas nas cidades de São Paulo (SP), Itaju (SP), Belém (PA), Cascavel (PR), Rio Verde (GO), Pequim (China) e Miami (FL, EUA).

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.