31 de julho de 2024

Congresso Andav: CRDC destaca oportunidades de crédito da CPR

Revendas podem captar recursos, buscar capital de giro e/ou para investimentos, a fim de compor o estoque de defensivos, fertilizantes, sementes, vacinas etc. para comercialização junto aos produtores rurais nesta nova safra 2024/25

A Central de Registro de Direitos Creditórios (CRDC) – www.crdc.com.br –, infraestrutura do mercado financeiro autorizada e regulada pelo Banco Central, que oferece serviços para jornada completa de emissão e registro de Cédulas de Produto Rural (CPR), destaca no Congresso Andav, que acontece de 6 a 8 de agosto, na capital paulista, as oportunidades de crédito que a emissão do título traz para as revendas de insumos agrícolas. Com a Lei do Agro 2 (14.421/2022), a CPR, antes restrita ao financiamento das atividades dos produtores rurais dentro da porteira, passou também a poder ser emitida por demais agentes da cadeia produtiva, entre os quais as revendas de insumos. Por meio da emissão da CPR, as revendas podem captar recursos, buscar capital de giro e/ou para investimentos, a fim de compor o estoque de defensivos, fertilizantes, sementes, vacinas etc. para comercialização junto aos produtores rurais nesta nova safra 2024/25.

Segundo Othavio Paulino da Costa Parisi, diretor executivo da CRDC, o fato é que a agenda do crédito agrícola será cada vez mais privada, digital e verde, e nesta jornada de financeirização do setor, o registro obrigatório deu novo protagonismo à CPR, acabando com os títulos de gaveta, e dando impulso a modalidades como a CPR Garantia e a CPR Verde. A plataforma da CRDC realiza todos os atos jurídicos e administrativos que a emissão de uma CPR exige.

A CPR Garantia, por exemplo, abriga todas as garantias e características necessárias para emissão do título, possibilitando um limite de crédito maior e rotativo por um período mais extenso, justamente pelo fato de pode ter sob seu guarda-chuva uma série de outras CPRs vinculadas. “Conforme as CPRs físicas ou financeiras atreladas à CPR Garantia são quitadas, o limite de crédito é restabelecido, e assim sucessivamente até a data do vencimento da CPR Garantia, seguindo a mesma lógica das operações de cartão de crédito”, explica Parisi.

Outro benefício da CPR Garantia, ressalta o executivo, é que a oportunidade de emitir e registrar uma só CPR evita a necessidade da apresentação de novas garantias, como alienação ou hipoteca entre outras, para emissão e registro de futuros títulos vinculados, reduzindo custos e tempo, desburocratizando e elevando por completo a confiança da operação. “Com a CPR Garantia, o produtor pode, por exemplo, assegurar o financiamento para várias safras por meio de um único título. Para o financiador, a modalidade tem como maior atributo fidelizar a carteira de clientes.”

O mais recente boletim de finanças privadas do agro, elaborado pelo Ministério da Agricultura, mostra o crescimento no uso da CPR. O estoque do título, em maio, atingiu a marca de R$ 340 bilhões, valor 37% superior ao observado no mesmo período de 2023. Tendo como acionista controlador a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), a CRDC rodou em sua plataforma mais de 10 milhões de duplicatas em 2023. A empresa tem mais de 2 mil clientes ativos que operam com uma rede com mais de seis milhões de empresas.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.