O Caravan (Bacillus pumilus), biofungicida multiação e uma das principais soluções para o controle biológico de doenças foliares na soja, milho e algodão, agora também está disponível para a Cana-de-açúcar. A alteração na recomendação de uso do produto, com a inclusão de novos alvos, foi publicada na última semana, no Diário Oficial da União, e autorizada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Com a novidade, o produto, distribuído pela Koppert no Brasil, passa a ser recomendado para o controle das seguintes doenças: Podridão-vermelha (Colletotrichum falcatum), Mancha-parda (Cercospora longipes), Ferrugem-alaranjada (Puccinia kuehnii), Ferrugem (Puccinia melanocephala), Cercosporiose (Cercospora zeae-maydis), Ferrugem-comum (Puccinia sorghi), Ferrugem-tropical (Physopella zeae) e Ferrugem-polissora (Puccinia polysora), patógenos presentes no cultivo da Cana-de-açúcar.
Caravan contribui para o manejo de resistência de doenças foliares e tem uma formulação líquida de fácil diluição e aplicação, além de ser compatível com outros métodos de controle, o que facilita a administração do produto e protege as lavouras, garantindo produtividade e rentabilidade para os agricultores. Em estudos divulgados pela Koppert este ano, a utilização do biofungicida mostrou um incremento médio em produtividade de 3,3 sc/ha, variando entre 2,1 sc/ha e 4,3 sc/ha, no milho.
O modo de ação do produto é baseado na formação de um biofilme nas plantas, que impedem a deposição e a infecção por conídios e micélios de fungos fitopatogênicos. Com a produção de metabólitos, como lipopeptídeos, que causam degradação da parede celular dos fitopatógenos, Caravan causa a inativação das principais doenças de campo. O produto também é um indutor de resistência: após contato com o biofungicida da Koppert, a planta ativa receptores que deixam o seu sistema de defesa em alerta. Desta forma, o reconhecimento e ação sobre as estruturas dos patógenos ocorrem de forma mais rápida.
Até o momento, a comercialização é exclusiva para os estados de São Paulo e Minas Gerais. Para saber todos os detalhes sobre o produto, acesse: Caravan | Biofungicida Koppert
Sobre a Koppert – A Koppert, que se define como líder mundial em controle biológico, trabalha para agricultores em todo o mundo desde 1967, promovendo a sustentabilidade e a rentabilidade de cultivos, preservando a biodiversidade na agricultura, e contribuindo para sistemas alimentares mais seguros. Está presente no Brasil desde 2011 e, atualmente, conta com três modernas unidades de produção: a de microbiológicos, localizada na cidade de Piracicaba, e as unidades de formulações e de macrobiológicos, que ficam na vizinha Charqueada, todas no estado de São Paulo.
A empresa possui infraestrutura completa para atender à crescente demanda do mercado agrícola por defensivos biológicos, tornando a agricultura brasileira mais sustentável, saudável, regenerativa e em harmonia com a natureza. Com processos produtivos padronizados, seguros e altamente tecnificados, garante confiabilidade e qualidade ao seu completo portfólio de produtos, além da aplicação de macrobiológicos via drones, por meio da Natutec By Koppert.
A empresa conta ainda com departamento próprio de Pesquisa & Desenvolvimento para aperfeiçoamento de tecnologias de controle biológico para a agricultura tropical, e é parceira do SPARCBio (São Paulo Advanced Research Center for Biological Control) e do Gazebo, primeiro hub de inovação do agronegócio especializado em tecnologias voltadas para o controle biológico do país.