9 de abril de 2024

Associação do Pantanal apresenta carne sustentável no Anuga Select

A Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) participará da 5ª edição do Anuga Select Brazil, maior feira internacional do setor de alimentos e bebidas da América do Sul que tem início hoje e segue até o dia 11 de abril, no Distrito Anhembi, em São Paulo. Durante o evento a ABPO estará presente no estande da Embrapa, onde vai apresentar a carne sustentável do Pantanal aos visitantes, que poderão degustar alguns cortes. Além disso, a ABPO estará presente no painel Sustentabilidade da Carne Brasileira em parceria com representantes da Embrapa.

“A ABPO tem o privilégio de ser protagonista no manejo da carne sustentável do Pantanal e ter a oportunidade de apresentar nossas boas práticas em um evento tão importante do setor é uma prova de que estamos no caminho certo”, comenta Eduardo Cruzetta, presidente da ABPO. “Além disso, os visitantes terão a oportunidade de degustar e consumir esta carne típica do Pantanal; diferenciada em produção, textura e sabor”, conclui o presidente.

Durante o painel, que vai acontecer na quinta-feira (11/04) a partir das 10h, no auditório principal, Silvio Balduino, Gerente Executivo da ABPO, apresentará ao público a carne sustentável do Pantanal. Ele estará no palco com Rosires Deliza, pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimento e Roberto Giolo, pesquisador da Embrapa Gado de Corte.

A ABPO estará presente no estande da Embrapa, onde apresentará para degustação do público a carne com terroir pantaneiro. Um dos diferenciais da carne reside na criação da Indicação Geográfica (IG), que abrange o ‘Protocolo Carne Sustentável’, que vem sendo trabalhado pela associação desde 2003, no qual são verificadas as condições ambientais em que o animal é inserido, como manejo adequado de pastagens, utilizando técnicas que não prejudiquem ou reduzam ao máximo os danos causados ao meio natural. O protocolo colabora com a redução de até 15% das emissões de metano do gado. A IG está em fase de regulamentação e deve ser lançada até o fim de 2024.

Outro diferencial da carne sustentável do Pantanal é o ambiente em que é produzida, pois em áreas alagáveis, por serem naturalmente emissores de metano devido à fermentação da matéria orgânica pelo processo anaeróbico, ao se inserir ruminantes que se alimentam das pastagens, evita-se a produção natural de metano pelo ambiente. Ademais é observada a prevenção na ocorrência de grandes incêndios, comumente decorrentes da quantidade extrema de matéria orgânica em decomposição nas regiões do Pantanal sem a atividade da pecuária.

Serviço

Local: Distrito Anhembi – R. Prof. Milton Rodrigues, s/n – Santana, São Paulo – SP

Data: de 9 a 11 de abril

Horário: 10h às 19h

Sobre a ABPO – Criada em 2001 por pecuaristas da região do Pantanal, a Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável (ABPO) busca sistematizar a produção para atender aos requisitos da Pecuária Orgânica Certificada brasileira e da linha Carne Sustentável do Pantanal, atuando com conceitos modernos de qualidade e desenvolvimento sustentável e busca melhorar a rentabilidade da atividade econômica na região pantaneira, através da valorização dos produtos locais certificados e do reconhecimento pela sociedade dos serviços ambientais prestados pela conservação da biodiversidade e dos recursos naturais pelos produtores.

Canal AgroRevenda

 

Papo de Prateleira

 

Newsletter

Receba nossa newsletter semanalmente. Cadastre-se gratuitamente.